Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Meditação está em pauta no Caminhos da Reportagem

Prática veio dos templos e ganha espaço em escolas e hospitais

O programa Caminhos da Reportagem que vai ao ar no domingo (12), às 20h, na TV Brasil, revela como a meditação deixou os templos e ganhou novos espaços nas últimas décadas. Essa prática, na qual o indivíduo utiliza técnicas para alcançar um estado de clareza mental e emocional, foi inicialmente adotada em diversas religiões como budismo e hinduísmo.

No Rio de Janeiro, crianças dos ensinos fundamental e médio da Escola Sá Pereira tem encontros semanais com a orientadora pedagógica Rita Oliveira. Para ela, a meditação “pode promover uma possibilidade maior no campo atencional, no campo da concentração, e no campo das sensações”. A estudante Maria Fernanda Lajes tem 14 anos e já sente os efeitos: “Eu era uma pessoa muito agitada e tinha vezes que eu perdia o controle e precisava me acalmar e a meditação me ajudou a ter o controle sobre mim mesma.”

A atração jornalística mostra ainda que a meditação também tem sido usada como uma aliada dos tratamentos convencionais de saúde. Em 2017, a prática meditativa começou a fazer parte dos procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde e, no mesmo ano, o Instituto Nacional do Câncer no Rio de Janeiro adotou a meditação em pacientes. 

Para o oncologista clínico Carlos José de Andrade, responsável pelo Núcleo de Cuidado Integral do INCA, “cada vez mais vem se reconhecendo a importância da prática da meditação, que durante muito tempo trilhou um caminho de tradições religiosas e hoje em dia o olhar é neurocientífico”.

Aliviar o estresse em um mundo cada vez mais competitivo, com pessoas demasiadamente atarefadas, é um dos motivos que levam cada vez mais pessoas a uma busca pela paz interior. Uma das entrevistadas pela equipe do Caminhos da Reportagem, a produtora e jornalista Kátia Carvalho encontrou na meditação o equilíbrio para a rotina atribulada: “Hoje eu enfrento ainda essas mesmas correrias, esses mesmos trabalhos, mas eu faço isso tudo com paz, com tranquilidade.”

Sobre o programa

Atração jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo atrás de grandes histórias, com uma visão diferente, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

Temas atuais e polêmicos são tratados com profundidade e seriedade pela equipe formada pelos profissionais da emissora pública. Premiado, o programa é reconhecido como uma das principais atrações jornalísticas do país.

No ar aos domingos, às 20h, o Caminhos da Reportagem tem horário alternativo às quintas, às 23h. As matérias especiais podem ser acessadas no site http://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem. As edições anteriores também estão no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Caminhos da Reportagem – domingo, dia 12/04, às 20h, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – quinta-feira, dia 16/04, às 23h, na TV Brasil
Caminhos da Reportagem – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 09/04/2020 - 16:30 e atualizado em 09/04/2020 - 16:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí