Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cantautores: Paulo César Feital e João de Aquino

Intérpretes fazem parte de seleto grupo de cantores que compõem as

Musicograma

No AR em 17/11/2012 - 23:30

João de AquinoPaulo César FeitalQuando uma canção traz tanta verdade que o prazer e a coragem de interpretá-la só podem ser assumidos pelo compositor, aí surge o cantautor. A palavra, criada a partir da expressão inglesa singer-songwriter, dá nome a um grupo seleto de artistas, geralmente, instrumentistas que dá vida às suas músicas.

Entre cantautores famosos, talvez o mais popular seja o norte-americano Bob Dylan cuja voz, violão, gaita e atitude política fizeram dele um dos mais populares ícones da liberdade. A imagem do cantautor libertário, baseada em Dylan fez escola.

No Brasil, Geraldo Vandré encarnou e encarou o tipo, criando uma linhagem em que figuram Sidney Miller e Chico Buarque, como seus melhores representantes.

Necessariamente, o cantautor não tem nenhum compromisso de fazer da voz e da obra um motivo de levante popular. João Gilberto é um cantautor, assim como são Caetano Veloso, Lenine; e Tom Jobim também era. Hoje, com a política dos direitos autorais, lucra quem canta sua própria música. Lucro e estética à parte, o que se avalia num cantautor, mais que a qualidade técnica, é a expressão do intérprete.

Quem melhor que Nelson Cavaquinho, com a voz forjada no álcool e no sereno, para cantar seus versos de boemia e compaixão? Quem, se não Cartola, para tocar e cantar suas canções de poesias raras e acordes dissonantes?

João de Aquino, violonista e autor de “Viagem”, obra prima feita em parceria com o poeta Paulo César Pinheiro é um desses cantautores que fica muito bem cantando o que cria. O poeta Paulo César Feital, famoso parceiro de Altay Veloso, também.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 07/11/2012 - 13:50 e atualizado em 21/01/2013 - 14:28

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí