Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O choro de "Tira Poeira" e "Vale dos Tambores"

Artistas resgatam gênero musical nos anos 2000

Musicograma

No AR em 04/09/2013 - 22:30

Tira Poeira

Quando tudo parece dito e tocado sobre o Choro – trilha sonora do Rio de Janeiro no início do séc. XX –, ele se renova. Inquieto por natureza, o Choro aparece neste Musicograma sob duas leituras: uma do grupo Tira Poeira e outra de Carlos Henrique Machado de Freitas que surpreendeu a crítica com o lançamento da caixa de CDs Vale dos Tambores, em 2004.

O programa revela como o Choro valoriza a tradição (a exemplo de Vale dos Tambores) e como dialoga com o contemporâneo, representado pelo Tira Poeira. Os dois grupos cultivam um ritmo que transita entre terreiros e salões, com obras de pioneiros, como Joaquim Callado e Patápio Silva; e de renovadores, como Pixinguinha e Altamiro.

O Tira Poeira, nascido em 2001, é conhecido como um grupo de choro, mas a cada dia explora outros gêneros. Como definiu Maria Bethânia, “o Tira Poeira é um grupo de rock”, pela ousadia da experimentação.

Vale dos Tambores

Em mais de 30 anos de carreira, a obra de Carlos Henrique Machado Freitas é marcada por sua fidelidade ao choro. Depois de criar os grupos Cinco no Choro (anos 1970) e Língua de Preto (início dos 1980), gravou o CD "Comigo não, violão" (2001, com o Grupo Vera Cruz). Nele, já investigava a relação dos cantos e toques afro-brasileiros com o choro. O projeto Vale dos Tambores é o resultado dessa busca.

 


 





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/10/2012 - 14:36 e atualizado em 04/09/2013 - 16:02

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí