Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nação conta a trajetória de Carolina Maria de Jesus

Ela publicou o best seller Quarto de Despejo

Nação

No AR em 03/01/2016 - 08:00


 


Em dois episódios, você vai conhecer Carolina Maria de Jesus. O programa vai contar a trajetória desta mulher que nasceu em Minas Gerais e foi morar na favela em São Paulo.Só estudou até o segundo ano do antigo primário, mas aprendeu a ler e a escrever. Dona deste conhecimento passou a registrar nas folhas de papel, que catava para sobreviver junto com três filhos, as histórias e os dramas vividos pelos moradores da comunidade.

Coube ao jornalista Audálio Dantas revelar, em 1958, o talento de Carolina para a sociedade. O repórter cobria a abertura de um pequeno parque municipal, quando viu Carolina de pé na beira do local, expulsando uma gangue. "Saiam ou eu vou colocar vocês no meu livro!", gritava para os intrusos. O fato chamou a atenção de Dantas que acabou publicando a vida de Carolina no jornal.

Carolina Maria de Jesus ousou sonhar e enfrentar a pobreza que a rodeavaEm 1960, ela publicou Quarto de Despejo. A obra se tornou um best-seller e já foi traduzido para 13 idiomas. Sob a fama de agressiva, metida e indisciplinada, Carolina recusou-se a se encaixar no papel submisso determinado às mulheres negras e ousou sonhar e enfrentar a pobreza que a rodeava.


 


 




 

 

 

FICHA TÉCNICA:

 

FERNANDA CARVALHO –APRESENTAÇÃO, VERA CARDOZO - DIREÇÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA, PATRÍCIA FLESCH – EDITORA RESPONSÁVEL

 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/09/2015 - 17:51 e atualizado em 16/09/2015 - 17:54

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí