Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Energia Nuclear: para que serve?

Caminhos da Reportagem

No AR em 30/01/2022 - 20:00

Ainda incipiente no Brasil, a irradiação de alimentos é um tipo de uso da energia nuclear para prolongar a vida útil de produtos. As indústrias que a utilizam são discretas quanto à divulgação por receio de polêmicas contra a tecnologia - mesmo que a informação de "alimento irradiado" já apareça nas embalagens de produtos industrializados.

Enegia nuclear, para que serve - trifolio_simbolo_internacional_de_radiacao_ionizante
O trifolio é o simbolo internacional de radiacao ionizante - Divulgação/TV Brasil

A irradiação consiste em expor um produto a uma dose controlada de radiação ionizante. A técnica elimina, nos alimentos, microrganismos e retarda o amadurecimento, prolongando o prazo de validade. Em alguns casos, substitui até o uso de agrotóxicos. “Para inibir o aparecimento de caruncho no feijão, os lepidópteros, que são aquelas borboletinhas que dão no chá, você irradia, porque antes o pessoal utilizava agrotóxico e é uma carga mutagênica e cancerígena alta”, explica a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) Anna Lucia Villavicencio.

No Brasil, esse tipo de técnica já é utilizada em algumas indústrias, como a de equipamentos médicos e de cabos de motores de veículos. “Existe um leque de aplicações da tecnologia nuclear, mas não há uma planta industrial dedicada à irradiação de alimentos no país”, avalia o diretor de Radioproteção e Segurança, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). 

Energia nuclear para que serve - Alimentos passam por irradiação para eliminar bactérias
Alimentos passam por irradiação e têm a validade prolongada - Divulgação/TV Brasil

O uso ainda causa dúvidas nos produtores e consumidores. O presidente da  Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (ARCAG), Shoji Saiki, diz que já ouviu falar, mas ainda tem receio da técnica. “Eu acho que a maior dúvida nossa é sobre a parte de segurança alimentar, a gente ainda não tem uma ideia de como poderia ser, se são seguros estes alimentos.” Tiago Rusin, que é pesquisador do assunto e assessor do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, afirma que a técnica não torna o produto radioativo ou contaminado, é um processo físico da radiação ionizante. 

Irradiação e Covid-19

Se no campo alimentício a irradiação ainda gera dúvidas, na área da saúde ela já é muito conhecida. Um dos casos mais recentes de sucesso de pesquisas foi com o coronavírus. O IPEN, que já havia usado a irradiação para inativar o vírus da dengue, conseguiu, junto com o Instituto Butantan, usar a técnica contra o vírus da Covid-19. “A irradiação conseguiu inativar o vírus, que ficou morto, porém toda estrutura terciária dele foi mantida”, explica a pesquisadora do IPEN, Mônica Mathor. Segundo a cientista, o organismo reconhece o vírus morto como estranho, mas produz anticorpos eficazes contra ele. 

Enegia nuclear, para que serve - energia_nuclear_usada_para_diagnostico_de_cancer
Energia é nuclear usada para o diagnóstico e tratamento de doenças - Divulgação/TV Brasil

Com isso, o IPEN e o Butantan desenvolveram o soro a partir do plasma do sangue de cavalos onde o vírus inativado foi injetado, que pode ser usado no tratamento de pacientes diagnosticados. O soro ainda está em fase de testes, mas apresenta boas perspectivas. “Ele pode ser utilizado principalmente em pacientes imunodeprimidos ou que têm problema em produzir anticorpos, já que o soro contém anticorpos funcionando, sem precisar do tempo de desenvolvimento do sistema imune do paciente”, explica Mônica Mathor.

Submarino nuclear

Em Iperó, interior de São Paulo, está sendo desenvolvido o reator para o primeiro submarino nacional com propulsão nuclear. A tecnologia vai possibilitar que a embarcação fique submersa por meses, só vindo à superfície devido a tripulação ou abastecimento de alimentos. No caso dos submarinos brasileiros hoje em atividade, há que se realizar entre três e quatro operações de esnorquel por dia. Nesse tipo de operação, o submarino permanece mergulhado, na profundidade de periscópio, admitindo o ar atmosférico para poder partir os conjuntos motor diesel-geradores, que carregam a bateria.

enegia_nuclear_para_que_serve_-_brasil_esta_desenvolvendo_reator_nuclear_para_submarino
O Brasil está desenvolvendo um reator nuclear para submarino - Divulgação/TV Brasil

O reator possibilitará uma maior mobilidade, com velocidade média de até 35 nós (quase 65 km/h), ao contrário dos submarinos convencionais tem deslocamento de 6 nós (mais ou menos 11 km/h). Hoje, há 230 portos na costa brasileira e 95% do comércio internacional é por via marítima.

O episódio do programa Caminhos da Reportagem desta semana fala desses usos de tecnologia nuclear nestas e outras áreas, e ainda discute porque ela gera tanto debate. 

Ficha técnica
Reportagem - Tiago Bittencourt
Produção - Aline Bastos, Cintia Vargas, Claiton Freitas e Tiago Bittencourt
Apoio produção - Natalia Neves  (RJ)
Reportagem cinematográfica - João Marcos Barbosa (SP) e Sigmar Alves (DF)
Apoio reportagem cinematográfica - André Pacheco (DF), Eduardo Guimarães (RJ), Manoel Lenaldo (DF) e Rogério Verçosa (DF)
Auxílio técnico - Caio Manlio (SP), Dailton Matos (DF)
Apoio auxílio técnico - Adaroan Barros (RJ), Alexandre Sousa (DF), Jairom Ferreira (DF), José Carlos (DF), Thyago Pignata (DF)
Edição de imagens e finalização - André Eustáquio e Jerson Portela
Edição de texto - Carina Dourado
Arte - Eudes Lins

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 26/01/2022 - 10:45

Últimas

O que vem por aí