Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fotografação

Documentário conta a trajetória da fotografia brasileira

Cine Doc

No AR em 16/04/2023 - 23:00

O documentário traça um panorama sobre a fotografia brasileira, desde seu surgimento aos dias atuais. A obra recorda os principais nomes dessa arte e aborda o impacto das novas tecnologias e da fotografia digital na sociedade contemporânea.

O filme destaca momentos marcantes da história da fotografia nacional a partir do olhar de Lauro Escorel, atuante diretor de fotografia do cinema brasileiro. O processo de pesquisa para realização da película durou três anos e resultou em um doc rico em depoimentos e imagens históricas.

O cineasta buscou elos de ligação entre os fotógrafos e suas imagens para construir sua narrativa e selecionar os que seriam abordados na tela. O filme focaliza a representação do país no trabalho de diversos profissionais e reflete sobre o impacto das fotos digitais na perspectiva atual.

O longa apresenta os primeiros fotógrafos a atuarem no Brasil, ainda no século XIX, como Marc Ferrez e Augusto Malta. Também passa pelos registros fotográficos do modernista Mário de Andrade, mas investiga com mais detalhes o trabalho de grandes praticantes da fotografia moderna: Hildegard Rosenthal, José Medeiros, Marcel Gautherot, Pierre Verger e Maurren Bisiliat.

Os depoimentos são marcados pela tônica afetiva e merecem espaço na trama de narrativas que contemplam dados históricos, biográficos e uma seleção de imagens fascinante. O conteúdo é associado a entrevistas com os principais especialistas em fotografia no país.

A produção também revela a conexão entre a fotografia e o cinema brasileiros. O documentário se vale de algumas imagens de filmes nacionais em que Escorel atuou como diretor de fotografia. A proposta é chegar aos dias de hoje em que observa os resultados da proliferação da imagem digital.

"Fotografação" destaca momentos marcantes da história da fotografia nacional
"Fotografação" destaca momentos marcantes da história da fotografia nacional - Divulgação/TV Brasil

País: Brasil. Ano: 2019. Gênero: documentário. Direção: Lauro Escorel. Roteiro: Evaldo Mocarzel e Lauro Escorel.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/08/2022 - 11:10

Últimas

O que vem por aí