Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como o ciclo curto na criação de bois ajuda o ambiente

Fazenda usa técnicas que ajudam a reduzir a emissão de gás metano

Agro Nacional

No AR em 21/08/2022 - 09:00

Neste episódio do Agro Nacional vamos ver como o ciclo curto na criação de bovinos pode ajudar o meio ambiente. Uma fazenda em Goiás investe em técnicas que ajudam a reduzir a emissão de gás metano, o que ajuda no combate às mudanças climáticas. O metano é o segundo gás de efeito estufa mais presente na atmosfera, por isso as ações para redução de emissões do gás são importantes.

Saiba como o ciclo curto na criação de bois ajuda o ambiente
Saiba como o ciclo curto na criação de bois ajuda o ambiente - Divulgação/TV Brasil

Fomos até Dourados, no Mato Grosso do Sul, conhecer uma granja de porcos automatizada. Um sistema que proporciona bem estar aos animais e diminui a mortalidade de suínos.

Vamos ver como a energia solar está sendo cada vez mais utilizada no setor agropecuário. Uma propriedade no Piauí tem capacidade de gerar 315 kilowatt pico através da energia fotovoltaica.

Você vai conhecer uma fazenda que tem como trunfo o conhecimento passado de geração em geração. Com uma marca que acompanha a família há mais de 100 anos, hoje esta fazenda agropecuária está entre as melhores do Mato Grosso do Sul.

Vamos ver uma iniciativa que contribui para a sustentabilidade do nosso planeta. A Embrapa e a FGV conduzem um estudo chamado MRV - monitoramento, relato e verificação. O estudo monitora a emissão e sequestro de gases de efeito estufa nas propriedades rurais.

Você sabe o que é braquiária? Ela é uma espécie de capim e está ajudando a aumentar a produtividade na agricultura. A fazenda Paiaguás, no Mato Grosso, utiliza a braquiária na semeadura da soja. 

Vamos conhecer a fertirrigação - uma técnica inovadora que aplica fertilizantes através da água de irrigação. A fazenda Água Santa, no município de Perdizes, em Minas Gerais, utiliza a técnica desde 2016.

Confira algumas curiosidades na plantação de uma fruta deliciosa e exótica - a pitaya. Fruto de cactos epífitos e também conhecida como fruta-do-dragão, o termo pitaya significa fruta escamosa.

Você vai ver ainda uma iniciativa no Amapá que tem permitido que crianças e jovens permaneçam na escola e ainda desenvolvam as atividades do campo: é a escola família. 

O Agro Nacional é um programa da TV Brasil em parceria com o Canal Rural e apresentado por Jaqueline Silva. Exibido semanalmente, a atração leva ao telespectador reportagens especiais com informações sobre o universo Agro. É exibido aos domingos às 09h00 com reprise aos sábados às 08h00.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/08/2022 - 10:05

Últimas

O que vem por aí