Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil lança infantil colombiano em evento com alunos de escolas públicas

Animação, que tem personagens negros, também será lançada em Salvador,

Guilhermina e Candelário: animação com personagens afrodescentesNova atração infantil da TV Brasil, a animação colombiana Guilhermina e Candelário será lançada no dia 9 de outubro, das 14h às 17h, no Cine Brasília, em Brasília (DF), onde cerca de 500 crianças do ensino fundamental público do Distrito Federal terão a oportunidade de assistir aos primeiros episódios. O evento será realizado em parceria com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério  das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
 

O desenho animado seria apenas mais um dentre os muitos que agradam as crianças, se não fosse pelo fato de os irmãos Guilhermina e Candelário comporem uma família negra, muito parecida com milhões de famílias brasileiras que, apesar de serem maioria da população, não se veem representadas nos meios de comunicação. Será, portanto, o primeiro do gênero, com a maioria dos personagens negros, a ser exibido na TV aberta brasileira.
 

“A criança precisa de referenciais que fortaleçam a sua identidade. Por isso, um dos cuidados da TV Brasil é veicular programação pautada em valores humanos e afirmativos, com desenhos que não a exponha a conteúdos apelativos ou violentos”, diz o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Américo Martins, reforçando que dessa forma a empresa cumpre sua missão de veicular programação que valorize a diversidade étnico-racial do Brasil.
 

Para a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, a iniciativa busca reverter representações negativas da pessoa negra e fortalecer a autoestima, a história e a cultura afro latino-americana e caribenha no Brasil. "O desenho animado Guilhermina e Candelário vai proporcionar ao público brasileiro, principalmente ao público infantil, um contato com a cultura e a identidade negras. Além da exibição na TV, o Ministério e a EBC também vão realizar atividades em alguns estados para lançar a série, com o apoio de parceiros locais", afirma Nilma.
 

Depois de Brasília, a série será lançada em Salvador (BA), no dia 12/10; em São Paulo, no dia 19/10; em São Luís (MA), no dia 23/10; e na comunidade quilombola Santa Joana, no município de Itapecuru Mirim (MA), em 24/10.
 

Os eventos de lançamento têm o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); das secretarias de Mulheres e Direitos Humanos e de Cultura do Distrito Federal (Semidh e Secult/DF); da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo (SMPIR/SP); da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) e do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB); da Secretaria de Educação do município de São Luís e das secretarias de Igualdade Racial e de Educação do estado do Maranhão.
 

Estreia na TV Brasil - A série Guilhermina e Candelário, uma coprodução do Señal Colombia com a Fosfenos Media, terá estreia especial na TV Brasil. No dia 12 de outubro, para marcar a passagem do Dia das Crianças, a emissora pública exibirá quatro episódios em sequência, às 9h45 e às 13h. A partir de então o desenho será exibido de segunda a sábado, na Hora da Criança.
 

Serão 20 episódios, de 12 minutos cada, que contarão o cotidiano dos dois irmãos, cuja capacidade de sonhar transforma cada dia em uma incrível aventura. Eles levam uma vida tranquila em uma pequena praia e a cada dia esperam ansiosamente a chegada do Vô Faustino, um velho pescador, a quem contam suas aventuras. O avô desfruta das histórias narradas pelos netos e em alguns casos é cúmplice delas, compartilhando sua experiência de vida e grande sabedoria sobre o entorno natural e inspirando-lhes amor e respeito por todos os habitantes do mundo marinho e costeiro.
 

As personagens - Além do Vô Faustino, casado com a Vó Francisca, uma animada turma também faz parte da vida de Guilhermina e Candelário. Tratam-se dos amigos Aurora e Camilo, que chegaram à praia para viver com os pais Ismael e Rosita, acompanhados da amorosa e brincalhona cadela Lua. Conheça cada um.
 

Hora da Criança - Guilhermina e Candelário entra no ar na faixa de programação chamada Hora da Criança, transmitida na TV Brasil de segunda a sexta em dois horários, das 8h15 às 12h e das 12h30 às 17h; e sábado das 8h15 às 12h. O desenho animado colombiano será exibido ao lado de programas infantis de qualidade, como Angelina Ballerina, O Show da Luna, Peixonauta, Dango Balango, Carrapatos e Catapultas, Igarapé Mágico, Historietas Assombradas, , Pandorga, Detetives do Prédio Azul , entre outros.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/10/2015 - 16:19 e atualizado em 06/10/2015 - 17:12

Últimas

O que vem por aí