Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Expedições percorre cidades soterradas pelas dunas no litoral brasileiro

Equipe atravessa estados do Nordeste para conhecer paisagens em

Uma aventura por cidades que foram soterradas pelas dunas do litoral brasileiro é o próximo desafio do programa Expedições, nesta terça-feira, 1º de março de 2016, às 19h, na TV Brasil. O trio formado pela jornalista Aline Dale, pelo cinegrafista Fábio Serfaty e pelo biólogo e fotógrafo Rodrigo Serrado explora a zona costeira do nordeste onde existe o mais amplo campo de dunas do país.

 

Dunas do Nordeste ganham destaque no programa Expedições da TV Brasil

 

Nessa região, é comum ver as populações locais reconstruindo suas casas de tempos em tempos, em função das condições dos ventos e da movimentação das areias. É uma paisagem em permanente mudança. Os expedicionários entrevistam moradores e especialistas para entender essa dinâmica que afeta a rotina do povo que vive nas proximidades dessas áreas litorâneas nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

 

Aline Dale e moradora de região afetada pelas dunasDirigida por Lucas Saldanha Werneck, a equipe começa a viagem em Paracuru, passando por Almofala, até Tatajuba, numa região composta por diversas praias paradisíacas, lagoas e dunas de areias brancas, no Ceará. Devido à movimentação das dunas, a vila de Tatajuba, fundada por famílias de pescadores, foi soterrada pelas areias, entre as décadas de 1970 e 1980. O destaque, além da Duna do Funil que tem 60 metros de altura, é a Duna Encantada. Reza a lenda que ali existe um navio e que à noite é possível ver os fantasmas e ouvir sons da tripulação.

 

De lá, a trupe do Expedições realiza uma emocionante travessia do Delta do Parnaíba, um arquipélago com 2.700 km quadrados de área, formado por mais de 70 ilhas, fazendo uma parada em Porto dos Tatus, no Piauí. A viagem termina em Tutóia, no Maranhão, que é o ponto de partida de quem vai visitar os Lençóis Maranhenses.

 

No município, a equipe faz uma incursão pelo bairro onde as casas estão com dunas chegando ao teto. Ao conversar com os habitantes, eles descobrem a importância das dunas, onde as areias começam a se depositar nas casas e como é conviver com essa força da natureza. Os moradores ainda revelam em que momento do soterramento decidem que é hora de partir para outro destino nessa rotina nômade.

 

Serviço:
Expedições – terça-feira (1/3), às 19h, na TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/02/2016 - 17:38 e atualizado em 29/02/2016 - 17:47

Últimas

O que vem por aí