Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TV Brasil exibe especial "Caiu no Enem" neste final de semana

Professores comentam as provas do exame ao vivo no programa que

Caiu no Enem vai ao ar na TV Brasil no final de semana do exame

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o especial Caiu no Enem acompanha de perto o Exame Nacional do Ensino Médio, com dicas e comentários de professores ao vivo no final de semana da aplicação das provas.

 

Jornalista Priscila Rangel apresenta o programa multiplataformaCom apresentação de Priscila Rangel, o programa será transmitido simultaneamente na TV Brasil, Rádios Nacional e MEC, e pela web no Portal EBC, no dia 5 de novembro, sábado, às 21h30, e no dia 6 de novembro, domingo, às 20 horas. Professores convidados comentam a avaliação e destacam quais foram os principais temas cobrados, as surpresas e as expectativas sobre a edição 2016 do exame.

 

Neste ano, mais de 8,6 milhões de candidatos inscritos enfrentam uma maratona de dez horas de prova, com 180 questões objetivas e uma redação. As avaliações são divididas em dois dias, sendo o primeiro com 4 horas e meia de duração e o segundo, com outras 5 horas e meia.

 

No sábado (5), os estudantes encaram 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias, que envolvem conhecimentos de física, química e biologia. Para comentar esses temas, estarão no estúdio do Caiu no Enem, em Brasília, os professores Jônatas Gonçalves e Robson Lopes.

 

Estudantes prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio neste fim de semana. Foto: Agência Brasil.

As outras 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia e sociologia) terão como comentaristas os professores Tiago Diana, Areta Barros e Gabriel Mello. Ainda no sábado, o professor Marcelo Freire dará dicas sobre os possíveis temas de redação.

 

No domingo (6), o especial convida os professores Domingos Fonteneles e Gustavo Candeia, que comentam as 45 questões de matemática; e os professores Priscilla Izabela de Souza, de inglês, e Ricardo Tobé, de espanhol, para falar sobre as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

 

No mesmo dia, o professor Marcelo Freire volta ao estúdio para comentar a redação junto com a professora Zaira Dirani. E aproveitam para tratar das questões de Língua Portuguesa.

 

Uma equipe do Portal EBC vai preparar a curadoria dos tópicos relacionados à avaliação que foram mais comentados em mídias sociais ao longo do sábado e do domingo. A ideia é selecionar algumas das questões do exame que mais repercutiram na web para o debate no especial.

 

Professores na edição do ano passado do especial Caiu no Enem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Interação nas redes sociais

 

Ao longo de toda a programação, os estudantes podem enviar dúvidas e comentários aos professores por meio dos perfis da EBC nas redes sociais. Pelo Facebook e pelo Twitter: @ebcnarede, com a hashtag #CaiuNoEnem.

 

O especial também conta com o recurso da segunda tela que permite ao espectador interagir com o conteúdo que está acompanhando. As perguntas e comentários mais interessantes irão aparecer na telinha durante o programa.

 

Todos os conteúdos dos veículos EBC sobre Enem podem ser vistos em uma editoria especial sobre o exame no site http://www.ebc.com.br/enem.

 

 

 

Aplicativo "Questões Enem"

 

Para ajudar os estudantes, o Portal EBC desenvolveu em 2013 o aplicativo "Questões Enem" e desde então vem ampliando serviços destinados ao melhor aproveitamento do exame. Enquanto o dia da prova não chega, os alunos podem aproveitar as demais ferramentas disponíveis por meio dos veículos EBC.

 

Pelo aplicativo "Questões Enem", o estudante pode resolver mais de 2 mil questões de provas aplicadas entre 2009 e 2015, selecionando as disciplinas de seu interesse e mensurando seu desempenho em cada uma delas. A ferramenta está disponível em: http://questoesenem.ebc.com.br/

 

 

 

Boletim "Minuto Enem"

 

Já no boletim diário "Minuto Enem", veiculado ao longo da programação da Rádio Nacional e da Rádio MEC, são oferecidas dicas rápidas sobre os principais pontos a serem estudados e lembrados em cada disciplina e as informações mais importantes do edital.

 

 

 

Alerta para o horário das provas

 

No fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro, mais de 8,6 milhões de candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil cidades.

 

Nos dois dias de prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão e verificar na localidade onde moram o horário exato do exame. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

 

No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com duração de quatro horas e meia. No segundo dia, os participantes terão cinco horas e meia para resolver questões de linguagens e códigos, redação e matemática.

 

 

 

Resultado

 

De acordo com o edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 9 de novembro. Os resultados individuais ainda não têm data confirmada para divulgação.

 

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

 

 

Serviço:
Caiu no Enem
Dia 5 de novembro, às 21h30
Dia 6 de novembro, às 20h00
Na TV Brasil, nas Rádios Nacional e MEC, nas redes sociais (@ebcnarede)
No Portal EBC: http://www.ebc.com.br/enem
Aplicativo "Questões Enem": http://questoesenem.ebc.com.br/

Criado em 03/11/2016 - 18:06 e atualizado em 03/11/2016 - 18:21

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí