Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em 1891, três imigrantes chegam ao Brasil

Confira o resumo dos capítulos de 9 a 14 de maio

09/05/2022 - Capítulo 1

No ano de 1891, o espanhol Antonio Hernandez, o português Antônio Pereira e o italiano Antonio De Salvio deixam seus países em busca de uma vida melhor na América. Encontram-se e ficam amigos a bordo do navio que transporta mais uma leva de imigrantes para o Brasil. Chegam ao porto de Santos e seguem de trem para uma fazenda de café em Campinas, interior do estado de São Paulo.

Décio, dono da fazenda, decide dispensar os serviços do negro Alaor e de sua família para alojar o novo contingente de imigrantes na antiga senzala. Na casa grande, a família de Décio recebe a visita do bacharel Júlio, seu primo em segundo grau e pretendente de Izabel, filha do fazendeiro.

O negro Alaor briga com um imigrante italiano que, numa queda, bate a cabeça e morre. Alaor foge e é perseguido pelos conterrâneos do morto.

 

10/05/2022 - Capítulo 2

Durante a fuga, Alaor se encontra com o capataz da fazenda, Onório. Os dois brigam e Onório mata o fugitivo.

O primo Júlio pede Izabel em casamento. Ela aceita para fazer a vontade dos pais.

Os imigrantes chegam na fazenda e são instalados na senzala. Encontram-se com Genaro e com outros italianos já radicados ali e confirmam suas apreensões: as condições do trabalho são semelhantes às dos negros, libertados anos antes.

O agente de imigração recomenda a Décio cuidado com Hernandez, um anarquista expulso da Espanha.

Olavo, pai de Júlio, oficializa o pedido de casamento de seu filho com Izabel.

 

11/05/2022 - Capítulo 3

No primeiro dia de trabalho na lavoura De Salvio e Pereira se encantam com a beleza de Izabel e de sua fiel mucama, Biá. De Salvio interpela Izabel com um elogio. Ela fica desconcertada. O velho Genaro avisa os dois que Izabel é filha do patrão e Biá, cria da casa.

O primo Júlio informa Décio sobre a turbulência política, que levou o presidente Deodoro da Fonseca a fechar o Congresso.

Antonio Hernandez se desentende com Onório quando o capataz surpreende os três imigrantes tomando banho na cachoeira. À noite, no alojamento, os dois brigam novamente. Diante das ameaças de Onório, Hernandez se defende com um punhal. Onório relata o fato a Décio que rasga o contrato do espanhol. O imigrante abandona a fazenda.

Izabel intercepta uma carta de De Salvio para a namorada Carmela. Contrariando ordens da mãe, Izabel e Biá vão à cachoeira e flagram os dois imigrantes tomando banho pelados.

 

12/05/2022 - Capítulo 4

De Salvio e Pereira ouvem as vozes de Izabel e Biá quando as duas fogem depois de surpreendê-los nus na cachoeira.

Ao fazer a censura habitual nas cartas dos imigrantes à suas famílias, Décio lê as queixas do italiano numa carta ao pai. Manda chamá-lo e avisa que a carta se extraviou. Os dois discutem.

Izabel confessa a Biá que não consegue esquecer o italiano.

Antonio Hernandez volta à hospedaria dos imigrantes e oferece jóias que trouxe da Espanha em troca de uma passagem para a Argentina.

De Salvio se vinga de Décio escrevendo mais uma carta, desta vez xingando o destinatário. Décio lê a carta.

 

13/05/2022 - Capítulo 5

Décio fica indignado com o atrevimento de De Salvio.

Izabel está cada vez mais atraída pelo italiano.

Onório leva a Décio a carta do filho de Genaro, que há anos o velho espera. Décio não quer perder o imigrante e rasga a carta. Genaro fica inconsolável ao constatar que mais uma vez a carta não chegou. De Salvio consola o velho.

Izabel pede a Júlio, em segredo, um tempo para pensar antes de se casarem.

Numa discussão com Décio, Tude, uma ex-escrava, mãe de Biá, revela que a menina também é filha do fazendeiro.

Biá descobre no lixo a carta rasgada do filho de Genaro. Izabel mostra a carta a De Salvio. Ao tentar tirar a carta dela, ele a beija. Mais tarde, Izabel confessa à Biá que não ama o primo Júlio.

 

14/05/2022 - Capítulo 6

De Salvio entrega a Genaro a carta do filho.

Olavo vai à fazenda tirar satisfações sobre o cancelamento do noivado. Izabel inventa uma doença para se justificar. O primo Júlio anuncia sua candidatura ao Partido Republicano. As duas famílias decidem apressar o casamento.

De Salvio e Pereira abordam Izabel e Biá durante um passeio. De Salvio declara seu amor a Izabel e Pereira confessa sua paixão por Biá. Os casais se beijam. Onório sai no encalço do italiano e do português. Encontra Biá que, para proteger Izabel e De Salvio, diz a Onório que Izabel está no mato com o noivo Júlio. Onório fica intrigado.

Izabel comunica as famílias que não vai se casar mais com Júlio.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/05/2022 - 16:50

Últimas

O que vem por aí