O Partituras apresenta nesta semana, o último dos três episódios com apresentações da 24ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Realizada ininterruptamente há mais de quatro décadas, a Bienal é atualmente o mais amplo painel da produção contemporânea brasileira, congregando compositores e intérpretes para levar ao público as obras mais recentes. Em 2021, o evento se renovou para se adaptar diante da maior crise sanitária mundial em mais de um século. Naquele momento, salas e teatros, ainda que com público restrito, estavam sendo reabertos. As transmissões via internet se transformaram em hábito e ampliaram de forma extraordinária a abrangência de público. Desta forma, com formato híbrido, presencial e online, e forte medidas de prevenção à Covid-19, que se deu a 24ª Bienal de Música Brasileira Contemporânea.
Ao mesmo tempo que incentiva a renovação da música brasileira, abrindo espaço para a apresentação de obras inéditas e para jovens autores e intérpretes, a Bienal também reverencia a tradição e a qualidade da produção musical do país, com homenagens a nomes consagrados e participação de convidados maiores de 50 anos e com pelo menos dez participações em bienais.
Entre os conjuntos que se apresentam no programa desta semana estão a Orquestra de Câmara Câmaranóva e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. O episódio traz ainda quatro estreias musicais, além de entrevistas exclusivas com organizadores e participantes da Bienal.
Confira o repertório:
Felipe Senna – Frankaisie para tuba e orquestra de câmara (2019 – estreia)
Ricardo Tacuchian – Sálvia para harpa solo (2021 - estreia)
Maria Helena Rosas Fernandes – Dualismo II para dois pianos (2020 – estreia)
I. Do Micro ao Macro
II. Do Macro ao Micro
III. Dualismo
Daniel Ganc – Frenesi – dois momentos para violão solo (2021 - estreia)
I. Glissandos
II. Ligados
Alexandre Schubert – Concerto para flautim e cordas (2019)
I. Semínima 86
II. Semínima 62
III. Semínima 102
Wellington Gomes – Lampejos nostálgicos para oboé e cordas (2017)
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