Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ronaldo Correia de Brito

O romancista nasceu no Ceará, mas produziu toda sua obra em Recife

Poetas e Prosadores Pernambucanos

No AR em 28/07/2019 - 20:30

No terceiro episódio da série Poetas e Prosadores Pernambucanos, vamos conhecer Ronaldo Correia de Brito.

As entrevistas foram gravadas em locais que se tornaram cenário de seus livros. Não apenas na capital de Pernambuco, Recife, mas também em Taquaritinga do Norte, no agreste.

O premiado autor de Faca, O livro dos homens e Galileia, também fala sobre auto de Natal Baile do Menino Deus, cuja encenação permanece, ano após ano, no Marco Zero do Recife. A peça foi criada como forma de valorizar a cultura popular nordestina, em contraposição ao imaginário natalino de inspiração europeia. Em vez de papais-noéis, renas e trenós, o musical tem o bumba meu boi e caboclinhos.

O romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito, ganhou o  Prêmio São Paulo de Literatura e foi traduzido para o francês e o espanhol
O romance Galileia, de Ronaldo Correia de Brito, ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura e foi traduzido para o francês e o espanhol - Divulgação/TV Brasil

Poeta, romancista, dramaturgo e médico, Ronaldo Brito nasceu na pequena Saboeiro, no Ceará. Contudo, vive há 50 anos no Recife, onde estudou e produziu sua obra literária, com mais de 30 trabalhos.

"Escrever é uma necessidade interior, não me imagino, de maneira nenhuma, fora do exercício da escrita", declara. "Escrever é sobrepujar a morte", completa.

O autor foi agraciado com os mais importantes prêmios da literatura brasileira – como o Prêmio da Biblioteca Nacional, em 2010 – e já esteve entre os convidados da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, e da Jornada Literária de Pequim, na China.

Com direção e roteiro do jornalista Valdir Oliveira, Poetas e Prosadores Pernambucanos é uma produção independente que se debruça sobre vida e obra de seis personalidades da literatura nordestina.

Inédita em rede nacional, a atração exibida pela TV Brasil combina documentário e dramaturgia: mescla leituras e relatos a performances, nas quais atores interpretam sequências das publicações mencionadas durante a conversa.

Criado em 26/07/2019 - 15:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí