Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Hora da Estrela

A tragédia social de uma retirante nordestina vivida por Marcélia

Programa de Cinema

No AR em 03/06/2012 - 01:30

 

A Hora da Estrela - Programa de Cinema

A Hora da Estrela, baseado no romance homônimo de Clarice Lispector, é a atração deste Programa de Cinema. Primeiro longa de Suzana Amaral, narra a tragédia social do retirante nordestino a partir do percurso de Macabéa, uma imigrante alagoana que abandona o Nordeste para viver na metrópole.

Macabéa é uma imigrante nordestina semianalfabeta que trabalha como datilógrafa numa pequena firma e que vive numa pensão. Lá ela conhece o também nordestino e operário Olímpico, e os dois começam a namorar. Glória, uma colega de trabalho de Macabéa, rouba-lhe o namorado, seguindo o conselho de uma cartomante. Macabéa também consulta a mesma cartomante, que prevê seu encontro com um homem rico, bonito e carinhoso. Macabéa sai feliz, sem saber o destino trágico que a espera.

O filme alcançou expressiva repercussão e conquistou alguns dos principais prêmios no Festival de Brasília, em 1995, como o de Melhor filme, Melhor ator (José Dumont), Melhor atriz (Marcélia Cartaxo), Melhor fotografia, Melhor diretor e Melhor edição. No exterior, recebeu o prêmio de Melhor diretor no Festival de Havana. Marcélia Cartaxo ainda recebeu o Urso de Prata em Berlim, por sua interpretação de Macabéa. Reprise. 96 min.




Ano: 1985. Gênero: drama. Direção: Suzana Amaral, com Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro, Denoy de Oliveira, Lizete Negreiros, Umberto Magnani, Claudia Rezende e Maria do Carmo Soares.

Não recomendado para menores de doze anos.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/01/2011 - 19:14 e atualizado em 30/05/2012 - 16:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí