Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

BIden: EUA retomam papel de liderança na ONU

Repórter Brasil Tarde

No AR em 21/09/2021 - 12:15

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi o segundo chefe de estado a falar na Assembleia Geral da ONU. A presença dele ocorre em meio à turbulência na política externa americana com a saída do Afeganistão e depois que a Austrália desistiu de encomendar doze submarinos nucleares da França, optando por um vasto acordo militar com os Estados Unidos. Segundo Biden, essa é uma década decisiva para o mundo.

Joe Biden reforçou que os países precisam trabalhar juntos para pôr um fim na pandemia. Ele reafirmou que os Estados Unidos estão retomando o papel de liderança em questões internacionais, como mudança climática e saúde global.

Biden anunciou 100 bilhões de dólares para apoiar ações climáticas em países em desenvolvimento e dez bilhões de dólares para combater a fome no mundo. E afirmou que vai buscar novas regras de comércio global e crescimento econômico. O presidente americano disse estar engajado com a organização mundial de saúde e está trabalhando, em parceria com a Covax, para fornecer vacinas em todo o mundo.

Segundo ele, o país retomou o acordo climático de paris e está concorrendo para reassumir uma cadeira no Conselho de Direitos Humanos na ONU. Biden ainda falou que o país precisa estar em guarda contra o terrorismo no exterior e no que chamou de "o próprio quintal". E que vai trabalhar com parceiros locais para diminuir a necessidade de grandes implantações militares.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/09/2021 - 16:05

Últimas

O que vem por aí