Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vulcão nas Canárias: lava destruiu 185 prédios e várias casas

Repórter Brasil Tarde

No AR em 23/09/2021 - 12:15

A erupção vulcânica de La Palma, na Espanha, pode durar mais de 80 dias. A estimativa é do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias. Desde que a atividade começou, no domingo, uma área equivalente a 200 campos de futebol foi arrasada pelo fluxo de lava.

Por meio das redes sociais, o instituto explicou que a duração da atividade vulcânica não é uma pergunta fácil de responder, mas pode ser calculada utilizando-se os dados conhecidos sobre a duração das erupções que ocorreram na Ilha de La Palma ao longo da história. A última vez que isso aconteceu, por exemplo, foi em 1971, e durou 24 dias. Mas desde o século 16 a ilha já registou ciclos que duraram mais de 80 dias.

O Instituto Vulcanológico também informou que a erupção vulcânica em La Palma emite diariamente uma média de seis a doze mil toneladas de dióxido de enxofre na atmosfera, um gás extremamente tóxico. A lava do Vulcão Cumbre Vieja continua a arrastar tudo em seu caminho e desce em direção à costa da ilha.

A erupção já provocou a remoção de mais de seis mil pessoas. A lava destruiu 185 prédios e várias casas, segundo o governo regional. Apesar da situação, não houve mortos ou feridos, mas os danos são enormes. Acima de quatrocentos milhões de euros, segundo estimativa da comunidade autônoma das Canárias.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/09/2021 - 16:15

Últimas

O que vem por aí