Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Começam testes da vacina contra o vírus Chikungunya

Repórter Brasil Tarde

No AR em 09/02/2022 - 12:15

Os ensaios clínicos da vacina contra o vírus Chikungunya foram iniciados em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. O imunizante contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti é desenvolvido pelo Instituto Butantan.

Além de Rio Preto, os testes da terceira fase também ocorrerão em mais seis centros de pesquisa brasileiros e devem durar quinze meses.

As cidades escolhidas são: São Paulo, Salvador, Fortaleza, Belo horizonte, Aracaju e Campo Grande, capitais onde a Chikungunya é endêmica.

Cada um dos 750 voluntários, entre 12 e 17 anos, vai receber uma aplicação única do imunizante. A vacina é feita a partir do vírus enfraquecido e está sendo desenvolvida em parceria entre o Butantan e uma farmacêutica austríaca. Os estudos da fase um e dois já foram realizados nos Estados Unidos.

Em outro estudo de fase três, com mais de 4 mil adultos norte-americanos, foi registrada uma taxa de proteção geral de 98,5%. Esse imunizante é o único contra Chikungunya que se encontra na fase três em todo o mundo. A circulação do vírus foi identificada no Brasil pela primeira vez em 2014, e já está presente em mais de 100 países. Se for autorizada, o Butantan e a farmacêutica austríaca têm um acordo para fabricação e comercialização dessa vacina contra a Chikungunya no Brasil.

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/02/2022 - 15:50

Últimas

O que vem por aí