Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Guerra na Ucrânia: Otan está em alerta após ataque próximo à Polônia

Repórter Brasil Tarde

No AR em 14/03/2022 - 12:15

Um ataque da Rússia a uma região no oeste da Ucrânia, próximo à fronteira com a Polônia, aumenta o grau de alerta da Aliança Militar de Países Ocidentais (Otan).

Na fronteira da Polônia com a Ucrânia, milhares de mulheres e crianças aguardavam numa fila quilométrica para embarcar para o país vizinho. No acampamento improvisado, voluntários fornecem comida e água aos refugiados. Mais de um milhão e setecentas mil pessoas já cruzaram a fronteira.

Na manhã de ontem, militares russos avançaram para o oeste da ucrânia. Um ataque de mísseis atingiu uma base militar próxima à região de Lviv e à fronteira com a Polônia. Autoridades locais afirmam que trinta e cinco ucranianos morreram. Mais de cento e trinta ficaram feridos. O alvo foi o centro para a manutenção da paz e segurança internacional, base usada por instrutores da Otan para treinar militares ucranianos. 

A base militar fica a cerca de 25 quilômetros da fronteira com a Polônia, o que aumenta a tensão entre a Otan e o governo da Rússia. 

Em entrevista à emissora americana ABC, o porta-voz da secretaria de defesa dos Estados Unidos, John Kirby, ressaltou que a defesa dos países aliados do leste europeu está recebendo reforços. Que um ataque contra algum país da aliança militar do ocidente é um ataque a todos os outros. 

Com a escalada do conflito, no Vaticano, ontem, o Papa Francisco pediu o fim da guerra, durante a Oração do Ângelus, na praça São Pedro. Na praça lotada, os fiéis levantavam bandeiras da Ucrânia. O pontífice falou sobre os ataques à cidade de Mariupol, que leva o nome da Virgem Maria. Ele disse que a cidade se tornou mártir na angustiante guerra que assola a Ucrânia. Também fez um apelo para que os bombardeios e os ataques sejam interrompidos, e que o massacre no país do leste europeu pare. Encerrou pedindo que os fiéis rezassem em silêncio pelas pessoas atingidas pela guerra.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 14/03/2022 - 15:00

Últimas

O que vem por aí