Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa revela riscos de saúde no uso excessivo do “Banho de Lua"

Repórter Brasil Tarde

No AR em 31/07/2024 - 12:45

Um procedimento estético conhecido como “Banho de Lua”, que serve para descolorir os pelos do corpo, pode provocar graves problemas para a saúde. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Ceará revelou que os produtos usados em excesso causam alterações genéticas e até casos de câncer. 

Os pesquisadores responsáveis chagaram à conclusão após observarem o caso de uma paciente muito jovem que morreu de câncer de medula. Ela não tinha histórico na família, mas relatou utilizar o banho de lua semanalmente por um período de quatro horas. 

A partir dessa informação, os pesquisadores resolveram aplicar a mistura de água oxigenada e amônia em camundongos em laboratório. Foi observado que, no período de dez semanas, 20% dos animais apresentaram alteração no DNA, provocada pelo uso dessa mistura. Isso acontece porque a composição libera radicais livres que, em contato com as células, geram um processo inflamatório no corpo, capaz de lesionar o DNA, como foi o caso dos camundongos. 

A orientação dos pesquisadores é que as pessoas não deixem de usar a mistura, mas que seja observada a quantidade de vezes e a concentração da água oxigenada e de amônia.

A reportagem é da TV Ceará, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 31/07/2024 - 15:30

Últimas

O que vem por aí