Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

PL prevê prisão e multa para quem pratica preço abusivo de combustível

Repórter Brasil Tarde

No AR em 29/04/2026 - 12:45

A Câmara dos Deputados pode votar ainda nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que prevê prisão e multa para quem aumentar o preço dos combustíveis sem justa causa. A proposta foi enviada pelo governo e tramita em regime de urgência. Ontem, o texto chegou a entrar na pauta, mas não foi analisado pelo plenário. 

O projeto pretende criar um crime específico para punir a elevação abusiva no preço de combustíveis, atingindo situações em que há aumentos sem relação com custos reais ou fatores econômicos justificáveis. A proposta prevê pena de dois a cinco anos de prisão e multa que pode passar de R$ 4 milhões, dependendo da situação, além de aumento da pena em casos de calamidade, crise de abastecimento e instabilidade relevante do mercado, com punição maior para empresas com posição dominante. O objetivo do governo é coibir lucros abusivos sem criminalizar a variação de preços e reajustes normais de mercado.

A expectativa é que a matéria seja analisada pelo plenário da Câmara ainda hoje e aprovada sem alterações.
 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/04/2026 - 14:05

Últimas

O que vem por aí