Uma tecnologia criada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP) alcançou o reconhecimento internacional ao ser utilizada no monitoramento de padrões de sono de astronautas em missões espaciais.
O equipamento, conhecido como actígrafo, foi usado pelos astronautas da Artemis 2 e aparece em imagens oficiais da agência espacial no pulso de integrantes da tripulação.
O dispositivo é capaz de registrar, de forma contínua, dados como movimento corporal, níveis de atividade e exposição à luz, informações consideradas essenciais para acompanhar o funcionamento do organismo em ambientes extremos, como espaço.
Para a USP, a utilização do dispositivo em missões espaciais representa uma conquista de grande relevância, evidenciando o impacto global da pesquisa desenvolvida na unidade e reforçando o papel da universidade pública brasileira na produção de conhecimento científico de excelência.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.