Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em posse no TSE, Nunes Marques diz que urna eletrônica é patrimônio

Repórter Brasil Tarde

No AR em 13/05/2026 - 12:45

A urna eletrônica, um dos maiores símbolos da democracia brasileira, completa 30 anos hoje.

As eleições e a importância da participação popular estiveram em destaque durante o discurso do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Nunes Marques, que tomou posse ontem.

A cerimônia, em Brasília, reuniu autoridades dos três Poderes e marcou o início da gestão que vai comandar a Justiça Eleitoral nas eleições deste ano.

O ministro Kassio Nunes Marques substitui a ministra Cármen Lúcia, que esteve à frente do Tribunal Superior Eleitoral nos últimos dois anos. O ministro André Mendonça assumiu a vice-presidência da Corte.

A cerimônia contou com a presença do presidente Lula e de diversas outras autoridades.

A escolha do presidente do TSE segue o critério de antiguidade entre os ministros do Supremo Tribunal Federal que integram a Corte Eleitoral.

Nunes Marques estará à frente da organização das eleições deste ano e terá papel central na condução do processo eleitoral.

Natural de Teresina, no Piauí, Nunes Marques tem 53 anos e foi indicado ao STF em 2020 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Antes disso, atuou como desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, além de ter exercido funções como advogado e juiz eleitoral.

Nunes Marques estará à frente das eleições deste ano e terá papel central na condução do processo eleitoral. 

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 13/05/2026 - 16:50

Últimas

O que vem por aí