Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo dos EUA propõem aplicar tarifas de 25% a produtos brasileiros

Repórter Brasil Tarde

No AR em 02/06/2026 - 12:45

O Brasil poderá ser alvo de novas tarifas dos Estados Unidos a partir do próximo mês. O escritório do representante comercial americano propôs taxar produtos brasileiros em 25%, após uma investigação sobre práticas consideradas prejudiciais aos interesses comerciais dos EUA.

Como justificativa, o órgão cita decisões da justiça brasileira envolvendo empresas de mídia social, acordos comerciais e o uso do pix. As decisões, no entanto, foram tomadas dentro da legislação brasileira.

A proposta faz parte das conclusões de uma investigação aberta em julho do ano passado, a pedido do presidente Donald Trump. A tarifa poderá ser aplicada à maior parte das mercadorias brasileiras exportadas para os Estados Unidos, com exceção de alguns produtos, como determinados tipos de carne, frutas, terras raras e aviões.

O documento da investigação também critica as tarifas reduzidas aplicadas pelo Brasil a alguns países, como México e Índia.

A aplicação definitiva da taxa está prevista para depois de 15 de julho, após uma audiência pública marcada para o dia 6 do mesmo mês.

Os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram em 7 de maio, nos Estados Unidos. Na ocasião, foi criado um grupo de trabalho para discutir a questão tarifária, com prazo de 30 dias para apresentar uma solução.

O governo brasileiro considera as tarifas injustificáveis e argumenta que a balança comercial entre os dois países é favorável aos Estados Unidos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre o assunto em um evento na cidade de Catalão, em Goiás. Ele criticou a medida do governo americano e acusou o senador Flávio Bolsonaro de interferir nas negociações que estavam em andamento. Ele disse ainda que, enquanto isso, a relação com a China segue firme. 

“A China aceitou que o Brasil está nacionalmente livre da febre aftosa, que a nossa carne está livre para o mercado chinês.  Então, veja, eu tenho muita sorte, tenho muita sorte, eu não vou ficar chorando. Se você não quer comprar de mim, eu vou vender para outro. A minha disputa é a disputa de narrativa e a disputa da verdade. Eu não permitirei, enquanto eu for vivo, que a mentira predomine sobre a verdade”, disse Lula.

*Restrição de uso: este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/06/2026 - 14:35

Últimas

O que vem por aí