O governo da Venezuela pediu ao Reino Unido a liberação do ouro que está retido no Banco da Inglaterra para ajudar na reconstrução do país, atingido por dois terremotos há duas semanas. A presidente interina, Delcy Rodríguez, disse que escreveu ao Rei Charles III pedindo a liberação das cerca de 31 toneladas de ouro que foram retidas no governo de Nicolás Maduro, que Londres não reconhecia a legitimidade, decisão mantida na interinidade de Delcy. Ela lembrou que o ouro pertence à Venezuela e deve ser usado para lidar com as consequências do duplo terremoto e apoiar a recuperação do país.
Delcy também afirmou ter conversado com o diretor do Fundo Monetário Internacional sobre a liberação de recursos venezuelanos bloqueados, e pediu aos governos que têm ativos da Venezuela que os liberem para fins de reconstrução.
Em La Guaira, sobreviventes dos terremotos formam filas para receber ajuda humanitária, em meio a prédios danificados e um campo de refugiados. Em Catia La Mar, moradores carregavam caixas de suprimentos distribuídas por uma ONG, enquanto algumas famílias se abrigavam em tendas improvisadas. Cerca de 30 mil sobreviventes já foram beneficiados e a ONG espera distribuir o equivalente a mais de R$ 270 milhões em ajuda humanitária nos próximos seis meses.
Equipes médicas japonesas cuidam de pacientes em um campo de refugiados com ferimentos, doenças de pele e traumas relacionados ao desastre. O líder da equipe, Mototaka Inaba, afirmou que medicamentos e acomodação continuam sendo grandes desafios, já que as famílias deslocadas permanecem vivendo em barracas improvisadas.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.