Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Venezuelanos reviram escombros em busca de objetos de valor

Repórter Brasil Tarde

No AR em 08/07/2026 - 12:45

Moradores da periferia de Caracas vasculham os escombros removidos das áreas atingidas pelos terremotos do dia 24 de junho em busca de objetos de valor para sobreviver. Eles são uma parte do contingente pobre da população, que sofre com o alto custo de vida.

Um grupo de moradores se reúne em um campo para revirar os montes de entulho despejados de caminhões, na esperança de encontrar coisas que possam ajudá-los a sobreviver. Eles procuram por cobre, prata, sapatos ou até mesmo dólar, que é amplamente utilizado no comércio devido à desvalorização do bolívar, a moeda local.

"Procuramos qualquer coisa boa, qualquer coisa que possa render dinheiro, mesmo que seja só para sobreviver dia após dia, porque as coisas estão ruins", disse Moisés Piñero. "A situação está muito ruim para todos, muito feio, tudo parou: os negócios, a comida. Graças a Deus, a ajuda chegou de todos os lados e, bem, graças a isso nós sobrevivemos", acrescentou.

A pobreza multidimensional na Venezuela, que inclui a privação de serviços básicos como saúde, educação e moradia afeta 55% por cento da população, segundo a Pesquisa Nacional de Condições de Vida de 2025, realizada pela Universidade Católica Venezuelana.

A busca por possíveis sobreviventes segue em ritmo mais lento, com algumas equipes internacionais e grupos de voluntários que tentam localizar parentes.

*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/07/2026 - 17:10

Últimas

O que vem por aí