A partir desta segunda-feira (10), o Congresso Nacional faz um esforço concentrado para votar propostas antes do período eleitoral. A intenção das duas casas do Congresso é conciliar a agenda de votações e outras atividades, como audiências públicas e sessões especiais, com o período eleitoral. No Senado e na Câmara, serão dois esforços concentrados antes das eleições: o primeiro agora entre 10 e 14 de agosto e o segundo entre 31 de agosto e 3 de setembro.
Entre as matérias do esforço concentrado, estão 32 medidas provisórias, algumas próximas de caducar, ou seja, de perder a validade. Esse é o caso de uma MP, pendente de votação pelo Senado, que prevê ajuda econômica de R$ 330 milhões para empresas importadoras do gás de cozinha. A medida integra o pacote do governo para a contenção dos impactos nos preços do petróleo e de seus derivados causados pela guerra dos Estados Unidos e Israel contra o Irã. O prazo para votação termina no dia 25.
Na Câmara, a pauta será definida pelos líderes na terça-feira (11), mas temas polêmicos devem ficar para depois. Entre as propostas que podem ser votadas estão sete medidas provisórias, como a que institui o Programa Extraordinário de Reequilíbrio Financeiro das Famílias, chamado de Novo Desenrola Brasil. Outra MP é a que cria ajuda financeira para importadores de óleo diesel e gás de cozinha e o setor aéreo, para evitar desabastecimento também em função da guerra no Oriente Médio.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.