A Colômbia entrou no quinto dia de buscas pelas vítimas do terremoto. O número de mortos chegou a 281, segundo o balanço mais recente divulgado pelo governo colombiano. 379 pessoas continuam desaparecidas.
Bombeiros e voluntários continuam procurando pessoas presas sob os escombros, embora as autoridades reconheçam que as chances de encontrar sobreviventes diminuem à medida que o tempo passa.
Em algumas áreas, moradores tem recorrido às próprias mãos para procurar sobreviventes entre os escombros. O governo estima que mais de dez mil casas foram destruídas pelo terremoto.
Em um abrigo, centenas de pessoas que perderam tudo buscam conseguir alguma ajuda. Uma mulher, que escapou com o marido, o cachorro e um bebê de 20 dias, contou que eles não tinham nem mesmo o que comer.
Nessa quinta-feira (13), a ONU anunciou que vai destinar US$ 5 milhões de seu fundo de resposta emergencial para apoiar os esforços de ajuda humanitária no país. E o presidente colombiano, Abelardo de la Espriella, anunciou um plano de recuperação e pediu a participação do setor privado nos esforços de reconstrução. Ele também anunciou que pretende declarar estado de emergência econômica e criar um fundo de reconstrução para direcionar recursos nacionais e internacionais à recuperação de hospitais, escolas, moradias e infraestrutura.
*Restrição de uso: Este conteúdo apresenta imagens de terceiros, impedindo sua publicação ou exibição em outras plataformas digitais ou canais de televisão que não sejam de propriedade da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.