Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sarampo já tem 1,1 mil casos registrados no país

Cinco pessoas morreram

Repórter Brasil

No AR em 10/08/2018 - 09:30

A primeira semana da campanha nacional de vacinação contra o sarampo vai chegando ao fim. E o Ministério da Saúde divulgou novos números sobre a doença. São mil e cem casos confirmados no Brasil, com cinco mortes. A maior parte no Amazonas, com 788, e em Roraima, com 281 registros. É importante destacar que esses estados fazem fronteira com a Venezuela, que sofre uma grave crise, e muitos imigrantes vieram para o Brasil sem ter se imunizado.

Das cinco mortes, três foram de estrangeiros. Também há casos isolados da doença em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará. Mais de cinco mil casos estão em investigação.

E para evitar o contágio, não tem segredo: é preciso vacinar as crianças. A campanha de imunização contra a pólio e o sarampo começou nesta semana, e vai até o dia 31, em todo o país. Devem ser vacinadas mais de 11 milhões de crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos. Mesmo as crianças que já foram vacinadas antes devem ser levadas aos postos de saúde.

Mas a preocupação em São Paulo é a gripe. Em um mês, morreram no estado 187 pessoas por complicações da doença, uma média de seis mortes por dia. Em todo o ano, são quase 400 vítimas, número bem maior do que o registrado em todo o ano passado, quando 200 pessoas morreram pela gripe. Duas em cada cinco vítimas são idosas. A campanha oficial de vacinação foi encerrada, mas as cidades que ainda têm doses continuam imunizando. A principal preocupação é com as grávidas e crianças de até cinco anos, grupos que menos se vacinaram esse ano.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/08/2018 - 11:50 Por TV Brasil

Últimas

O que vem por aí