Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Coreias do Norte e do Sul chegam a acordo para fim os testes nucleares

O anúncio foi feito no 2º dia de cúpula entre os líderes dos países

Repórter Brasil

No AR em 19/09/2018 - 09:30

As Coreias do Norte e do Sul chegaram hoje a um acordo para acabar com os testes nucleares norte-coreanos. O anúncio foi feito no segundo dia da reunião de cúpula entre os líderes dos dois países.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, concordou em desativar de maneira definitiva a base de testes de motores de mísseis de longo alcance, e outras instalações nucleares. Ele descreveu o acordo como um "salto" em direção à paz na península.

Também foram anunciados planos para ligar as ferrovias dos dois países, e para a cooperação na área da saúde, além de novas reuniões de famílias separadas pela guerra.

Os governantes coreanos disseram ainda que pretendem entrar na disputa, em uma candidatura unificada, para receber os jogos olímpicos de 2032.

Para selar a reaproximação, o líder norte-coreano afirmou que pretende fazer uma visita inédita a Seul, num futuro próximo. E se mostrou disposto a permitir a presença de observadores internacionais, para acompanhar o processo de destruição das instalações nucleares. Mas esse assunto ainda precisa de novas negociações.

A Coreia do Norte exige contrapartidas dos Estados Unidos. Uma delas pode ser o fim das sanções econômicas.

Pelo twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou o acordo entre as Coreias de "muito emocionante".

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/09/2018 - 09:30

Últimas

O que vem por aí