Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Adoção de pets: cresce a escolha por animais sem raça definida

Repórter Brasil

No AR em 25/07/2024 - 19:00

O número de animais de estimação acolhidos por novos tutores tem crescido no Brasil.  

E uma pesquisa motra que a maioria das pessoas que adota cães e gatos tem preferido os animais sem raça definida.

Veja na reportagem da TV Ceará, emissora da Rede Nacional de Comunicação Pública.

Nami é uma gata de pelagem escaminha que nasceu em um sítio. Hoje ela está com cinco meses e divide o espaço com o Sanji, um cachorrinho que foi trazido de um canil na mesma época que eu adotei a gatinha. 

Os dois são super companheiros e se transformaram nos verdadeiros donas do meu apartamento. Eles são animais classificados como srd, que significa sem raça definida.

O número de pessoas que adotam pet no Brasil tem crescido, mas a maioria dos novos tutores prefere os sem raça definida.

Uma pesquisa mostrou que 32% dos donos de cães escolhem os sem raça e 52% dos tutores de gatos também tem essa preferência.

Esta gerente de pet clínica explica que eles já foram chamados de pé-duro, vira lata ou até rasga-saco (no caso dos gatos). Mas os tutores começaram a preferir os multiraça na hora de escolher os pets por vários motivos.

Esta cadelinha caramelo é a aisha. Ela está em tratamento aqui na clínica. Ela teve contato pela primeira vez com este adestrador e logo de cara aprendeu a sentar, sem maiores difucldades. O neto explica que os srds são animais fáceis de adestrar e são extremamente espertos./ 

Outra cadela que esperava atendimento era a Xuxa. O alexandre me contou que também criou cães de raça, mas a Xuxa superou todos eles em longevidade e o carinho dispensado para a cadelinha é imenso.

O veterinário confirma que algumas raças tendem a apresentar problemas de saúde, principalmente pelas características genéticas negativas que se mantém com o cruzamento dos indíviduos da mesma espécie. Os pets sem raça, no entanto, são bem resisitentes e tendem a ter menos problemas de saúde.

Mesmo sem origem definida, o fato é que os nossos pets, carinhosamente chamados de vira-latas, têm espaço garantido no nosso coração.

E o maior motivo é bem simples: eles são uma fonte de amor e fidelidade incondicional para os tutores.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/07/2024 - 23:45

Últimas

O que vem por aí