Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bombardeios de Israel geram onda de 700 mil deslocados no Líbano 

Repórter Brasil

No AR em 11/03/2026 - 19:00

No Líbano, os bombardeios israelenses já forçaram centenas de milhares de pessoas a deixar as próprias casas. Autoridades do país alertam para o risco de uma crise humanitária, enquanto famílias deslocadas buscam abrigo em centros improvisados.

Os bombardeios israelenses no sul do Líbano provocaram uma onda de deslocamento no país. Cerca de 700 mil pessoas tiveram que abandonar as próprias casas. Para acolher essas famílias, o governo abriu mais de 400 centros temporários em escolas, ginásios e outros espaços públicos.

“Não é a primeira vez que enfrentamos uma situação assim. Aprendemos com guerras anteriores e estamos fazendo todo o possível para ajudar os deslocados e diminuir o sofrimento dessas famílias”, afirma Antoan Shajtura, prefeito do município de Dekwaneh. 

“O que mais chama a atenção são as iniciativas individuais de apoio aos deslocados. As pessoas estão se mobilizando para ajudar os que foram afetados pela guerra”, pontua Farouk Al-Harake, responsável por um centro de acolhimento. 

Os ataques aéreos atingiram regiões no sul do país, no Vale de Bekaa e nos arredores da capital Beirute. Mesmo longe de casa, muitos deslocados dizem manter o apoio à resistência contra Israel.

“Vivemos na região de fronteira e não temos outra opção além de resistir. Continuamos firmes e apoiando quem defende o nosso país”, declara Zeinab Ali, deslocada do sul do Líbano. 

Com o aumento do número de pessoas em fuga, nem todos conseguem vaga nos abrigos. Muitas famílias passam a noite em carros, nas ruas ou em casas de parentes em áreas consideradas mais seguras.

“Esperamos que o governo e as instituições assumam suas responsabilidades e ofereçam ajuda às famílias que estão enfrentando uma situação muito difícil”, espera Ali Al-Shahid, deslocado do sul do Líbano. 

A crise humanitária se agrava à medida que os bombardeios continuam e o número de deslocados aumenta em todo o país.

*Reportagem da Telesur, Canal Latino-Americano e Caribenho.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/03/2026 - 19:55

Últimas

O que vem por aí