Pouca gente sabe como funcionam os impostos estaduais e, principalmente, de que forma esses recursos retornam em serviços para a população. Em Goiás, a maior parte da arrecadação estadual vem do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS. Esse tributo é cobrado em diversas etapas da cadeia econômica, desde a produção até a venda final ao consumidor.
Depois de arrecadado, o dinheiro dos impostos estaduais é destinado ao caixa do governo e também dividido com os municípios. Essa arrecadação é fundamental para financiar políticas públicas e serviços utilizados diariamente pela população, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
E é aqui que entra um papel fundamental do cidadão: ser fiscal do dinheiro público. Hoje qualquer pessoa pode acessar os portais da transparência e verificar gastos, contratos e investimentos feitos pelo poder público.
Quando impostos deixam de ser pagos por causa da sonegação, o impacto vai muito além da economia. Menos arrecadação significa menos recursos para investimentos e para a manutenção de serviços públicos que atendem toda a população.
Uma atitude simples pode ajudar a fortalecer a arrecadação: pedir a nota fiscal. A emissão da nota garante que o imposto seja recolhido corretamente, contribui para combater a concorrência desleal entre empresas e reforça a justiça tributária.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.