Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

STF analisa lei que proibiu cotas raciais em escolas de Santa Catarina

Repórter Brasil

No AR em 10/04/2026 - 19:00

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar hoje (10) a lei que proibiu as cotas raciais nas escolas de Santa Catarina. O julgamento segue até a próxima sexta-feira (17). O primeiro voto é do relator, ministro Gilmar Mendes, que decidiu pela derrubada da lei. 

A ação, proposta por partidos políticos e pelo Conselho Federal da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil, pede que a legislação seja considerada inconstitucional.

Até o início da noite, os ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes também haviam votado. Ambos acompanharam o relator. 

O ministro Gilmar Mendes entendeu que não há qualquer dúvida sobre a constitucionalidade das cotas raciais e, portanto, a invalidade da lei catarinense. Ele também apontou que o estado de Santa Catarina não fez qualquer estudo sobre as consequências do fim dessa política. 

Antes do STF, a lei já havia sido suspensa por uma liminar da justiça estadual.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 10/04/2026 - 21:15

Últimas

O que vem por aí