A Câmara dos Deputados comemorou nesta quarta-feira (6) 200 anos com uma sessão solene que reuniu chefes dos três poderes e sete ex-presidentes da Casa. As atividades destacaram a evolução do poder Legislativo ao longo da história do país, do período imperial à redemocratização.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, defendeu as instituições democráticas e ressaltou a importância do diálogo para a construção de consensos e para a tomada de decisões responsáveis em favor da população brasileira, mesmo em momentos desafiadores.
Palco de decisões que marcaram a história do país, a Câmara dos Deputados passou por momentos importantes, como a transferência da capital para Brasília e a Assembleia Constituinte de 1988. Ao longo de sua trajetória, a instituição também enfrentou períodos de fechamento, tendo sido dissolvida 18 vezes. Atualmente, a Constituição brasileira proíbe o fechamento da Câmara.
O presidente do Congresso Nacional e do Senado, Davi Alcolumbre, também participou do evento e destacou, em discurso, o trabalho conjunto entre as duas casas legislativas. Os ex-presidentes da Câmara receberam placas comemorativas e discursaram durante a cerimônia.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.