Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo lança plano de R$ 11 bilhões para combater crime organizado

Repórter Brasil

No AR em 12/05/2026 - 19:00

O governo anunciou um investimento total de R$ 11 bilhões para combater o crime organizado. Um bilhão sairá do orçamento da União. O restante será via empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os estados. 

O novo programa, chamado "Brasil contra o Crime Organizado", chega em um momento em que a segurança pública se tornou a principal preocupação de quase 30% dos brasileiros, de acordo com dados do Atlas da Violência 2025. Hoje, o país tem pelo menos 88 organizações criminosas mapeadas dentro e fora dos presídios. 

Para enfrentar essa realidade, o plano prevê investimento direto de R$ 1 bilhão e mais R$ 10 bilhões em linhas de crédito do BNDES para que os estados modernizem suas polícias.

A estratégia está dividida em quatro eixos. O primeiro é a asfixia financeira para confiscar bens e leiloar o patrimônio dos criminosos de forma mais rápida. O segundo foca em transformar 138 presídios estaduais em unidades de segurança máxima, com bloqueadores de celular e scanners corporais, para impedir que as cadeias continuem sendo escritórios do crime. O terceiro pilar visa melhorar as investigações de homicídios com o fortalecimento das polícias científicas e a estruturação dos IMLs. E o último eixo aborda o combate ao tráfico de armas e explosivos com o aparelhamento de delegacias especializadas.

“Para tocar na ferida do crime organizado, presidente, era necessário que um diploma específico tratasse disso. E nós, juntamente com o diálogo fecundo com o parlamento, viabilizamos, contando com o apoio de todas as nossas lideranças, a aprovação da Lei Antifacção. Este ponto da aprovação da Lei Antifacção viabiliza o marco legal sem o qual nós não poderíamos implementar este plano com essas características”, destacou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington Lima e Silva.

Para o governo federal, a solução não virá apenas com prisões, mas também atingindo o patrimônio bilionário das facções criminosas.

“Este programa está permitindo que a gente possa combater o crime organizado desde a esquina até o andar de cima do prédio mais alto desse país, para que a gente possa dizer ao mundo que muitas vezes o criminoso não é o pobre, não é o negro, não é o desempregado que está no bairro pobre. Muitas vezes, o responsável está no andar de cima, engravatado, tomando uísque e zombando da nossa cara. O dia que o Senado aprovar a PEC da Segurança, nos próximos dias, nós criaremos o Ministério da Segurança Pública nesse país. Eu sempre recusei aprovar o Ministério da Segurança Pública enquanto a gente não tivesse definido qual seria o papel do governo federal na segurança pública”, afirmou o presidente Lula.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/05/2026 - 21:00

Últimas

O que vem por aí