Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reintrodução de tucanos ajuda a recuperar a Mata Atlântica

Repórter Brasil

No AR em 05/05/2026 - 19:00

No Rio de Janeiro, a reintrodução na natureza do tucano-de-bico-preto contribuiu para a recuperação da Mata Atlântica, o bioma mais afetado pela urbanização no Brasil.

Em 1968, os tucanos-de-bico-preto foram considerados desaparecidos da Floresta da Tijuca. A espécie começou a ser reintroduzida no parque na década seguinte. Mais de 50 anos depois, os efeitos da presença dessas aves são observados na vegetação. 

Elas contribuíram para a perpetuação de espécies como a palmeira-juçara.

A dispersão de sementes pelos tucanos consiste no transporte de frutos para longe da planta de origem, aumentando as chances de desenvolvimento. Entre as espécies de sementes médias e grandes, destaca-se a palmeira Juçara, consumida com frequência pelas aves. Uma pesquisa indicou que elas realizam cerca de 76% da dispersão esperada para sementes desse porte e alcançam 89% da expectativa de recomposição da cobertura vegetal original.

O resultado da reintrodução abriu caminho para novas iniciativas no Parque Nacional da Tijuca, como a de espécies apoiadas pelo Projeto Refauna, incluindo a cutia e o macaco-bugio. Essas ações buscam recuperar funções ecológicas, como a dispersão de sementes.

A Floresta da Tijuca é uma das maiores áreas urbanas de Mata Atlântica do país e foi reflorestada no século XIX por iniciativa de Dom Pedro II. A reintrodução de espécies animais segue como fator relevante para a recomposição da biodiversidade do bioma.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/05/2026 - 09:25

Últimas

O que vem por aí