Depois de dois dias de paralisação, os ferroviários decidiram, em assembleia realizada no fim da tarde, encerrar a greve e retomar as atividades. A retomada da circulação dos trens acontece de forma gradual. Os funcionários estão retornando aos postos e as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade voltam aos poucos a atender a população. Juntas, elas transportam mais de 1 milhão de passageiros diariamente.
Os ferroviários encerraram a paralisação após avanços nas negociações. Houve uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na qual o sindicato e o governo estadual do estado firmaram um acordo que atende à principal reivindicação da categoria: a garantia de emprego.
No início do ano, mais de 4 mil trabalhadores foram contratados. Com a proposta de privatização das três linhas, havia o receio de demissões em massa. No entanto, o compromisso foi formalizado no papel: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou que enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa prevendo a absorção desses servidores por outros órgãos da administração pública estadual, garantindo a estabilidade de todos. E a não demissão.
Após a formalização do acordo, a categoria realizou uma nova assembleia e aprovou o fim da greve. Vale lembrar que o TRT havia aplicado uma multa ao sindicato porque, segundo a CPTM, a frota mínima de 80% nos horários de pico não estava sendo cumprida. Com a conciliação firmada, a penalidade foi anulada.
Agora, a expectativa é que a operação das linhas seja totalmente regularizada em breve, normalizando o deslocamento dos milhares de paulistas que dependem da CPTM todos os dias.
Dois dias de greve
Veja como foi a quarta-feira de quem precisou usar os trens em São Paulo nesta quarta.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.