Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em 2026, 12 grandes empresas pediram recuperação judicial no país

Repórter Brasil

No AR em 02/09/2026 - 19:00

O Repórter Brasil já mostrou diversos casos de grandes empresas que entraram com pedido de recuperação judicial ou extrajudicial. Apenas este ano, 12 pedidos foram registrados. O consumidor precisa ficar atento aos seus direitos ao comprar de uma empresa nessa situação.

Metade dessas companhias em recuperação judicial pertence ao comércio varejista, como Pão de Açúcar, Casas Bahia, Habib's e Tok&Stok. A situação financeira em nada muda as obrigações das empresas de entregar a mercadoria comprada em boa qualidade, com garantias e no prazo correto. Se o cliente não for devidamente atendido, ele deve registrar sua reclamação e, caso seja necessário, procurar a Justiça.

As empresas pedem recuperação judicial quando querem suspender suas dívidas temporariamente para ganhar tempo e reestruturar o negócio enquanto continuam funcionando, evitando assim a falência. De acordo com a Serasa, em julho, 9,2 milhões de empresas estavam com dívidas em atraso. Uma das razões da inadimplência é o impacto dos juros nos empréstimos que as empresas tomam para manter as operações.

Para além das empresas e dos consumidores, há ainda a situação dos trabalhadores. Entidades intersindicais, como o Dieese, preocupam-se com a dispensa de empregados sem negociação com a categoria e com a possibilidade de os trabalhadores aderirem a programas de demissão voluntária e de requalificação profissional para encontrar novos empregos.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/09/2026 - 21:50

Últimas

O que vem por aí