Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Filmes baseados em histórias pessoais

E um bate-papo com Elena Soares, considerada uma das maiores

Revista do Cinema Brasileiro

No AR em 09/03/2013 - 22:30

Maria Luisa e a roteirista Elena SoaresO Revista do Cinema Brasileiro abre espaço para os realizadores que apostam em histórias pessoais. Histórias de bairro, de infância, de família, que aproximam os cineastas e o público, em um movimento que incentiva o diálogo e influencia o mercado.

Marcílio Moraes assina o roteiro de O Crime da Gávea,  adaptação de seu romance policial, lançado em 2003. Com sólida carreira no teatro e na TV, Marcílio estreia no cinema com este longa, ambientado no bairro onde mora desde que chegou ao Rio, vindo de Petrópolis, há mais de 40 anos. Dirigido por André Warwar e protagonizado por Simone Spoladore e Ricardo Duque, o filme conta a história do marido que tem a mulher assassinada em um apartamento na Gávea.

Halder Gomes também está nesta edição. Ele dirigiu o premiado curta-metragem O Astista Contra O Cabra do Mal, que virou um longa chamado Cine-Holliúdy. O filme trata da chegada da televisão ao interior do Ceará, na década de 1970.

O programa recebe Elena Soares, considerada uma das maiores roteiristas do mercado. Economista e antropóloga de formação, ela estreou nos cinemas com o filme Eu, Tu, Eles, dirigido por Andrucha Waddington. Atualmente, acumula oito longas no currículo, além de um Kikito de melhor roteiro pelo filme Vida de Menina, escrito em parceria com Helena Solberg. Elena faz um apanhado da carreira e conversa sobre seu mais recente trabalho: A Cadeira do Pai, que teve estreia mundial no Festival de Sundance.

Em outra matéria, a equipe de reportagem conversa com Andrés Wood, premiado diretor chileno que está rodando festivais com o filme Violeta foi para o Céu, uma coprodução entre Basil, Chile e Argentina. O filme mostra a história de Violeta Parra, símbolo da música folclórica chilena, que nos anos 1960 e 1970 teve suas músicas gravadas por Elis Regina, Milton Nascimento e Mercedes Sosa. Na entrevista, ele conta que o roteiro demorou dez anos para ser escrito e dá detalhes sobre qual recorte sobre a vida de Violeta conseguiu dar no filme.

 

 





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 19/06/2012 - 18:04 e atualizado em 04/03/2013 - 18:05

Últimas

O que vem por aí