Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O cinema que revive clássicos literários

Cineastas relatam suas experiências na adaptação de obras da

Revista do Cinema Brasileiro

No AR em 03/12/2012 - 00:00

Maria Luisa Mendonça e Maitê ProençaHistórias com cheiro de infância e tempos passados são tema deste Revista do Cinema Brasileiro. São dezenas de narrativas que influenciaram gerações e que, sem perder o encanto da literatura, passam para as telas.

Um dos clássicos reinventados é a obra Meu pé de laranja lima, que ganha adaptação cinematográfica pela segunda vez. Dirigido por Marcos Bernstein, o elenco do drama contou com o pequeno João Guilherme e o experiente José de Abreu. Em entrevista, o diretor conta a história do menino travesso que conversa com uma árvore.

Em outra matéria, o Revista aborda O menino no espelho, famosa obra de Fernando Sabino. O diretor Guilherme Fiuza adaptou o livro às telas e relata a gravação do filme em Cataguases, interior de Belo Horizonte. Para quem não lembra, o livro de Sabino discorre sobre a infância do próprio escritor na capital de Minas Gerais.

No segundo bloco, vem da Alemanha a inspiração para gravações audiovisuais no Brasil. São romances, contos e biografias do mundialmente conhecido Stefan Zweig. Entre as obras está o conto A coleção invisível. Quem dá vida à história por aqui é o francês radicado no Brasil Bernard Attal. O diretor viu no conto alemão uma semelhança com o sul da Bahia. Ele conta ao Revista a experiência de rodar essa película.

Para fechar, a convidada desta semana é Maitê Proença. A atriz revela detalhes da gravação de Primeiro dia de um ano qualquer, novo filme de Domingos de Oliveira.

 

 

 




 

 

 

Criado em 23/11/2012 - 20:09 e atualizado em 04/12/2012 - 16:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí