Luiz Hildebrando, cientista do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro), foi o entrevistado no Roda Viva do dia 19 de novembro. Ele conversou sobre o controle da malária no Brasil e a importância de uma reforma política para melhorar as condições de saúde pública no país.
Hoje, é um dos mais respeitados pesquisadores das doenças tropicais, mas o auge de sua carreira como cientista se deu no Instituto Pasteur, na França. Há alguns anos em Rondônia, tem desenvolvido pesquisas sobre a malária, doença ainda recorrente na Amazônia. Para Hildebrando, é um dos maiores problemas na região.
Segundo o pesquisador, é possível um controle da doença. No entanto, é preciso uma mobilização maior da população, dos órgãos de saúde e do próprio governo. “Se tivemos uma boa organização de atendimento, tenho certeza de que os conhecimentos científicos permitiriam uma redução dele”, explica Hildebrando, que ressalta a necessidade uma decisão política para pôr em prática o trabalho de combate.
O cientista faz um alerta sobre as vacinas produzidas no Brasil: “O problema da vacina contra a malária ainda não foi resolvido. As vacinas desenvolvidas no Brasil têm um efeito parcial que não resolvem o problema da malária na África”, já que é uma doença que passa por um processo evolutivo.
No início deste ano, o pesquisador lançou Crônicas Subversivas de um Cientista. O livro, publicado pela editora Vieira&Lent, reúne crônicas de seus dois primeiros livros: O fio da meada e Crônicas de nossa época, além de algumas inéditas.
A bancada de entrevistadores é composta pela coordenadora geral da Univesp TV e apresentadora do programa Legião Estrangeira, da TV Cultura, Mônica Teixeira; o jornalista e ex-dirigente do Partido Comunista Brasileiro - PCB, Armênio Guedes; A diretora de redação da revista Pesquisa Fapesp, Mariluce Moura; o editor chefe da revista Scientific American Brasil, Eduardo Geraque; E o biólogo e repórter do caderno Cotidiano, da Folha de S. Paulo, Ulisses Capozzoli
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.