Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Curiosidades sobre Dorival Caymmi, o homenageado de Samba na Gamboa

Para cantar este baiano ilustre, o Samba na Gamboa recebe Marina de La Riva e o Casuarina em 17 de janeiro.  Assista e conheça algumas curiosidades sobre o compositor:

- Dorival Caymmi gravou cerca de 20 discos em 60 anos de carreira.

- Escreveu mais de 100 composições, que foram gravadas por ele ou regravadas por dezenas de intérpretes.

-  Era amigo do escritor baiano Jorge Amado, morto em 2001. Como eram parecidos, os dois costumavam ser confundidos um com o outro por fãs. Ambos compuseram juntos a música É Doce Morrer no Mar, composta sobre versos do romance Mar Morto.

- Em 1975, Dorival Caymmi compôs Modinha para Gabriela, gravada por Gal Costa, para a trilha sonora da novela Gabriela, da TV Globo.

- Em 2001, com o filho Dori Caymmi criou o tema de abertura da novela Porto dos Milagres, de Aguinaldo Silva, baseada na obra de Jorge Amado.

- Caymmi viu-se homenageado em 1986, quando a escola de samba Estação Primeira de Mangueira apresentou-se com o samba-enredo Caymmi Mostra ao Mundo o Que a Bahia e a Mangueira Têm. O desfile daquele ano garantiu o primeiro lugar à Escola. O samba, que tinha o verso tem xinxim e acarajé, tamborim e samba no pé, se consagrou como um dos clássicos do Carnaval.

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/01/2016 - 15:39 e atualizado em 15/01/2016 - 17:25

Últimas

O que vem por aí