Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sem Censura fala sobre produção de máscaras antivirais

Pesquisadora explica como determinado tecido pode neutralizar o vírus

O Sem Censura de sexta-feira (14) entrevista a professora Renata Simão, dos Programas de Engenharia de Nanotecnologia e de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ, ao vivo, às 14h, na TV Brasil. Ela coordena os pesquisas para desenvolvimento de um tecido para máscaras que pode neutralizar a ação do coronavírus. 

Durante a conversa com o apresentador Dylan Araújo, por Skype, Renata explica que o tecido composto por nanopartículas atua como um poderoso filtro que inativa os elementos virais respiratórios, como o SARS-CoV-2.  A proposta é disponibilizar a tecnologia, sem custo, para que o material possa ser produzido em escala industrial. 

Fruto de uma parceria entre a Coppe/UFRJ, o Inmetro e o CTC/PUC-Rio, o tecido hidrofóbico de algodão está sendo produzido no Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe/UFRJ. No momento, os pesquisadores estão desenvolvendo produtos que vão ser colocados em um pano normal de algodão, para fazer com que esse tecido comum tenha propriedades aprimoradas e atinja o nível de uma máscara similar à N95. 

Sobre a produção
Considerado um dos mais tradicionais programas de entrevistas da televisão brasileira, o Sem Censura está no ar há 35 anos, desde 1985. A atração é exibida de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 14h, na TV Brasil.

Em novos formato e horário, o bate-papo tem a participação de diversos convidados via Skype para uma conversa informal com o anfitrião sobre temas como saúde, meio ambiente, segurança, tecnologia e comportamento.

Com um perfil mais factual, que destaca informações atualizadas sobre o que de mais importante acontece no Brasil e no mundo, o Sem Censura conta com um time de jornalistas do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Os profissionais de veículos públicos como Agência Brasil e Rádio Nacional comentam as pautas do dia.

Pioneiro na interação com o público na tevê ao abrir espaço para a participação dos telespectadores ainda nos anos 1980, o Sem Censura garante esse contato hoje através da hashtag #semcensura no Twitter, Instagram e Facebook.

O público pode participar diariamente do programa pelas redes sociais e por enviando mensagens de texto pelo WhatsApp para o número (21) 99903-5329. A atração produzida pela TV Brasil também é transmitida por streaming pelo Facebook.

Serviço
Sem Censura – terça-feira, dia 14/08, ao vivo, às 14h, na TV Brasil
Sem Censura – https://www.facebook.com/semcensuratv

Gerência de Comunicação
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato:(21) 2117-6218 / (21) 2117-6653

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/08/2020 - 14:15 e atualizado em 12/08/2020 - 14:15

Últimas

O que vem por aí