Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Coronavírus: como identificar e prevenir

Sem Censura alerta sobre cuidados para evitar doenças em viagens

Sem Censura

No AR em 29/01/2020 - 18:00

O Sem Censura traz orientações para viajantes se protegerem de endemias regionais, como o coronavírus, que matou centenas de pessoas, a grande maioria na China, e contabiliza milhares de pessoas infectadas. 

Os apresentadores Vera Barroso e Bruno Barros conversam com o médico do Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives/UFRJ), Fernando Martins e  com a infectologista Tânia Vergara, presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro.

O médico faz um alerta sobre doenças locais, vacinas que devem ser tomadas antes de viajar, além dos cuidados específicos para cada região. Ele também orienta sobre como buscar ajuda de autoridades brasileiras, mesmo fora do país.

Surto de coronavírus é motivo de prontidão, não de alarde, alertam as autoridades
Surto de coronavírus é motivo de prontidão, não de alarde, alertam as autoridades - Foto: NIAID/ Licença: CC-BY

Também no programa, a infectologista Tânia Vergara esclarece sobre o coronavírus, suas formas de transmissão, como prevenir, quais os sintomas e os tratamentos disponíveis para o coronavírus. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), os coronavírus são conhecidos desde a década de 1960 e podem causar desde um resfriado comum até síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave (Sars) e a síndrome respiratória do Oriente Médio. 

O novo coronavírus, que atinge principalmente a China, é uma variante que não tinha sido identificada em humanos até agora. 

A publicação da SBI afirma também que “não há medicamento específico” para tratamento da doença e recomenda “repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos”.

O Sem Censura está em horário especial de verão às 18h, até lá!

Lavar bem as mães evita pegar vários tipos de doeças
Lavar bem as mães evita pegar vários tipos de doeças, por Imagem de Gentle07 por Pixabay

Criado em 29/01/2020 - 11:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí