Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba a importância da vacinação contra o sarampo

Especialistas desafazem mitos e boatos sobre a vacina

Sem Censura

No AR em 20/02/2020 - 18:00

Novos casos de sarampo no Brasil têm preocupado as autoridades de saúde pública e acendido alerta para movimentos antivacinas.

Sem Censura recebe a infectologista da Fiocruz e médica da Assessoria Clinica de Biomanguinhos Eliane Mota para falar sobre a importância da imunização e dos riscos de não vacinar. Segundo ela, há um forte movimento antivacina na Europa e nos Estados Unidos que chegou ao Brasil.

Eliane ressalta a ameaça que os críticos à vacina representam ao defenderem que a imunização seria responsável por problemas de saúde. A médica procura desfazer mitos e boatos e explicar quem deve tomar a vacina de sarampo.

Também recebemos a médica e especialista em infectologia pediátrica pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF-Fiocruz) Cristiana Meirelles para explicar por que o sarampo voltou. Ela também alerta para os sintomas da doença, fala sobre a gravidade do vírus, formas de contágio, e possíveis sequelas que as crianças podem ficar.

Em 2016, o Brasil ganhou o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Porém, novos casos apareceram em 2018, chegando a níveis preocupantes em 2020.

Segundo o Ministério da Saúde, cinco estados ainda mantém a transmissão ativa do vírus: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Pernambuco. Um bebê de oito meses morreu, na Baixada Fluminense, por causa do sarampo, no início do ano.

Vacinação contra pólio e sarampo nos postos de saúde de Itaboraí
Vacinação contra pólio e sarampo nos postos de saúde de Itaboraí - Prefeitura de Itaboraí/Sandro Giro

Criado em 20/02/2020 - 12:20

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí