Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série Cidades Fantasmas visita Riesi, na Itália

Produção revela emigração da cidade que fica na região da Sicília

O terceiro episódio da série documental Cidades Fantasmas revela a onda de emigração da cidade italiana de Riesi nesta quinta (2), às 20h30, na TV Brasil. A produção mostra o esvaziamento populacional na pequena cidade que fica na região da Sicília.

Essa triste constatação é um recorde e torna Riesi a capital desse processo de abandono das residências deixando as casas vazias. O Ministério do Desenvolvimento da Itália trata essa situação como um verdadeiro "tsunami demográfico".

O seriado mostra que daqui a poucas gerações Riesi vai se tornar uma cidade fantasma e analisa porque os habitantes deixam em massa a região. A obra destaca o que significa essa lógica para as pessoas que querem ou têm que ficar. Também indica se há como reverter a morte da cidade.

Sobre a produção

A série documental alemã Cidades Fantasmas é uma das atrações documentais da nova programação da TV Brasil para 2020. A obra embarca numa viagem pelo mundo ao destacar o abandono em diferentes regiões do planeta que ficaram esvaziadas.

Em cinco episódios de 45 minutos, a produção visita Riesi, na Itália; Kayaköy, na Turquia; Fukushima, no Japão; Detroit, nos Estados Unidos e aldeias na China. O seriado revela curiosidades do cotidiano de cidades que trazem memórias do passado, são testemunhas do presente e podem ser fragmentos do futuro.

A proposta é investigar a história, a situação atual e o possível futuro dessas regiões. Os documentários da série Cidades Fantasmas mostram pessoas que ali viviam sem saber que a própria cidade iria morrer um dia.

A produção busca responder a algumas perguntas. Uma pequena cidade na Itália consegue se salvar do próprio desaparecimento? O que acontece quando uma geração inteira deixa os filhos e avós no interior da China para trabalhar nas grandes cidades? Como pessoas vivem ao redor da zona restrita de Fukushima, já que as suas casas se tornaram literalmente tóxicas?

Serviço
Cidade Fantasmas – quinta-feira, dia 2/4, às 20h30, na TV Brasil
Cidade Fantasmas – quinta, dia 2/4, para sexta-feira, dia 3/4, à 1h30, na TV Brasil

Gerência de Comunicação Institucional
Empresa Brasil de Comunicação - EBC
Contato: (21) 2117-6471 / (21) 2117-6239

Criado em 01/04/2020 - 13:15 e atualizado em 01/04/2020 - 13:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí