Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série da TV Brasil visita Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, nesta segunda (11/1)

Produção documental traça panorama sobre história dos fortes

Fortaleza de Santa Cruz da Barra é o destino do episódio da série documental Fortes do Brasil que vai ao ar nesta segunda (11), às 15h30, na programação da TV Brasil. A produção resgata material de acervo, mostra imagens aéreas e traz depoimentos com entrevistas de pesquisadores. O conteúdo está disponível no aplicativo TV Brasil Play.

Com uma área construída de mais de sete mil metros quadrados, a Fortaleza de Santa Cruz fica no bairro de Jurujuba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ela integra um conjunto de fortificações que fizeram a defesa da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, esse sistema conta com dez edificações construídas às suas margens.

A origem da Fortaleza de Santa Cruz remete ao ano de 1555 quando Villegaignon improvisou uma fortificação para a defesa da entrada da Baía de Guanabara. Tomada por Mem de Sá dois anos mais tarde, ela foi ampliada, recebendo o nome "Nossa Senhora da Guia".

A construção passou por reformas e teve seu poder de fogo ampliado por ordem do Vice-Rei Conde de Cunha, visando proteger o embarque do ouro de Minas Gerais, feito no porto do Rio de Janeiro.

Ativa em momentos importantes da história brasileira, a Fortaleza de Santa Cruz ajudou a impedir invasões francesas e holandesas. Enquanto presídio, recebeu figuras ilustres do país como José Bonifácio, Bento Gonçalves e Euclides da Cunha.

Durante a República Velha, a construção teve participação também na Revolta da Armada. Já em 1922, na Revolta Tenentista, a Fortaleza de Santa Cruz abriu fogo contra o Forte Copacabana. O seu último disparo, contra o cruzador Tamandaré, foi dado em 1955.

Sobre a série

Produzida pela equipe própria da emissora pública, a obra documental Fortes do Brasil apresenta uma perspectiva histórica sobre as fortificações mais importantes do país. A série mostra a relevância dessas fortalezas para a história nacional.

Com sete episódios de 26 minutos, a produção traz informações e curiosidades sobre tais estruturas. O seriado amplia o horizonte para além do panorama memorial e lança um olhar turístico sobre as obras.

Fortes do Brasil combina material de acervo, imagens aéreas e gravações inéditas para revelar paisagens incríveis. A atração intercala entrevistas com pesquisadores e depoimentos de profissionais que têm trajetória envolvida com essas construções.

A primeira temporada destaca o conjunto de fortificações que fizeram a defesa da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, esse sistema é formado por dez edificações construídas às suas margens.

As sete edições da produção podem ser acessadas na página do programa no site do canal em http://tvbrasil.ebc.com.br/fortesdobrasil. O conteúdo realizado pela emissora pública também está no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br, e no YouTube do canal https://www.youtube.com/tvbrasil.

 

Serviço

Fortes do Brasil – segunda-feira, dia 11/1, às 15h30, na TV Brasil

Fortes do Brasil – aplicativo TV Brasil Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Fortes do Brasil – site da TV Brasil, http://tvbrasil.ebc.com.br/fortesdobrasil

Fortes do Brasil – YouTube da TV Brasil, em https://www.youtube.com/tvbrasil

Criado em 08/01/2021 - 15:15 e atualizado em 08/01/2021 - 15:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí