Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série documental revela desenvolvimento do foguete Saturno V nesta terça (12/1)

Conheça os avanços tecnológicos que ajudaram a levar o homem à lua

O segundo episódio inédito da produção documental A Caminho das Estrelas destaca a importância do foguete Saturno V na conquista do espaço pela humanidade. A série exibida nesta terça (12), às 21h, pela TV Brasil, mostra como essa aeronave foi fundamental nas missões Apollo para a corrida espacial e a chegada à Lua.

O programa traça um panorama sobre os avanços tecnológicos que ajudaram a desenvolver o gigantesco foguete Saturno V. Toda essa preparação foi planejada pelo engenheiro alemão Wernher von Braun. Ele liderou uma equipe de mais de 200.000 cientistas e profissionais altamente qualificados.

A série A Caminho das Estrelas recorda situações emblemáticas da corrida espacial em plena Guerra Fria. A produção recorda o início da era das viagens espaciais com o lançamento do Sputnik 1 pela União Soviética e a criação da NASA pelos Estados Unidos, com o esforço para aperfeiçoar as aeronaves.

Sobre a produção

Com 12 edições de 30 minutos, a série documental A Caminho das Estrelas produzida pela emissora pública alemã Deutsche Welle traça um panorama sobre as descobertas do espaço sideral e acompanha as etapas da conquista do universo pela humanidade.

O seriado revela os desafios da corrida especial ao destacar episódios da Guerra Fria. Os documentários recordam personagens icônicos dessa trajetória como o astronauta americano Neil Armstrong e o cosmonauta soviético Yuri Gagarin.

Com a participação de cientistas, o programa ainda explica o avanço tecnológico e mostra momentos emblemáticos da conquista do espaço pela humanidade como as missões Apollo e os pousos na Lua. Uma das edições mostra o primeiro encontro entre naves tripuladas americanas e soviéticas no cosmos.

O seriado também mostra a importância dos telescópios para explorar o Sistema Solar e investigar as chances de existir vida em outro local do universo. A obra audiovisual analisa a influência dos raios cósmicos na Terra, discute os cursos dos voos espaciais tripulados e reflete sobre as possibilidades de a humanidade colonizar e viver no espaço.

Histórico de avanços, disputa e cooperação

O homem deu seu primeiro passo na Lua há mais de 50 anos, em 20 de julho de 1969. Até hoje, apenas os Estados Unidos concluíram com sucesso missões tripuladas ao único satélite natural da Terra. Ao fazer isso, os EUA selaram a vitória sobre a então União Soviética na corrida espacial entre as duas superpotências da Guerra Fria.

A rivalidade começou em meados dos anos 1950 e nos primeiros anos a União Soviética estava na liderança: em 1957, o Sputnik 1 se tornou o primeiro satélite a entrar em órbita ao redor da Terra; em 1961, Yuri Gagarin se tornou a primeira pessoa a viajar para o espaço.

Desde então, a rivalidade deu lugar à cooperação. A Estação Espacial Internacional é administrada conjuntamente pelas agências espaciais dos Estados Unidos, Rússia, Europa, Japão e Canadá. Nações enviam seus cientistas para a ISS para conduzir uma variedade de experimentos.

 

Serviço

A Caminho das Estrelas – terça-feira, dia 12/1, às 21h, na TV Brasil

A Caminho das Estrelas – terça, dia 12/1, para quarta-feira, dia 13/1, à 1h, na TV Brasil

Criado em 11/01/2021 - 12:15 e atualizado em 11/01/2021 - 12:15

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí