Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série documental sobre primatas revela como vivem babuínos em reserva da África do Sul

Grupo enfrenta diversos desafios para buscar comida e lidar com rivais

A TV Brasil leva ao ar nesta terça (12), às 21h30, o quarto episódio inédito do seriado Terra dos Primatas, com uma viagem até a Reserva Natural de Bambelela, em Bela-Bela, cidade da província de Limpopo, na África do Sul. Durante a edição, o programa apresenta a luta de um grupo de babuínos chacma pela sobrevivência.

No vale intocado das montanhas de Waterberg, os babuínos enfrentam diversos desafios, desde criar os mais jovens e procurar comida até lidar com a ameaça de um clã rival. Liderados por um macho alfa dominante, esses primatas não são os únicos da espécie por lá. 

Apesar de sua reputação, os machos alfa babuínos têm um lado gentil que reservam para seus filhotes. Mas se esses jovens são ameaçados ou assediados, o alfa não hesita em mostrar sua raiva.

Em "Os Babuínos de Bambelela", a série revela que esses animais mantêm hierarquias rígidas, que dificultam a ascensão no grupo. Uma boa forma de um babuíno subir de posição hierárquica é fazer favores aos membros mais bem colocados na comunidade, como cuidar dos filhotes.

O documentário mostra como o cuidado é uma função importante na sociedade dos babuínos porque acalma e aumenta a coesão entre os membros do grupo. Além disso, é uma atividade que desempenha um papel na redução do estresse entre as fêmeas, levando a uma reprodução saudável.

Sobre a série

A produção documental Terra dos Primatas acompanha a dinâmica dos macacos em seu habitat natural. Com oito episódios, o seriado revela como vivem diversas espécies endêmicas do continente africano. 

O programa exibido pela emissora pública percorre as terras altas remotas da Etiópia, vai até as savanas do sul da África e viaja pelas ilhas que formam Madagascar. Os primatas dessas regiões conquistam o público na telinha com carisma, inteligência e fofura.

Por meio de imagens incríveis desses animais em ação na natureza, a série mostra como lêmures, babuínos e macacos são capazes de se adaptar. Os bandos procuram abrigo e alimento, além de proteção contra eventuais predadores. A produção ainda apresenta a vida de seres como os pequenos bebês do mato até társios e pottos, espécies menos conhecidas de primatas.

Terra de Primatas tem horário alternativo na programação da TV Brasil e pode ser acompanhada na madrugada de terça para quarta-feira à 1h45. A obra audiovisual também fica disponível por 30 dias no aplicativo TV Brasil Play.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Terra dos Primatas – terça-feira, dia 12/10, às 21h30, na TV Brasil

Terra dos Primatas – terça, dia 12/10, para quarta-feira, dia 13/10, à 1h45, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/10/2021 - 15:30 e atualizado em 11/10/2021 - 15:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí