Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série na TV Brasil revela águas cristalinas da Chapada Diamantina

Documentário registra as aventuras pelas grutas de Iraquara, na Bahia

O Expedições que a TV Brasil exibe às 15h30 de terça-feira, dia 13, viaja até Iraquara, ao norte da Chapada Diamantina, na Bahia. A série explora grutas e traz imagens surpreendentes dos lagos de água cristalina espalhados pela região.

A bordo de caiaques, a equipe do programa percorre a Gruta da Pratinha, onde um mergulho revela o rico bioma do local. O grupo ainda desce por uma tirolesa, na parte exterior.

Após horas de trilhas e cavalgadas, a equipe chega à Gruta Azul, com seu poço profundo, de águas extremamente transparentes e azuis, devido ao calcário e ao magnésio das rochas. Em seguidaas lentes do programa registram os salões da Lapa Doce e chegam à gruta da Torrinha.

Uma das mais completas cavernas do país, Torrinha foi descoberta em 1850, pelo bisavô do atual proprietário, que é hoje o zelador da caverna. É na Torrinha que a equipe do programa registra a riqueza e a diversidade de formações calcáreas – os chamados espeleotemas. O objetivo final foi alcançado: depois de quatro longas horas, os expedicionários gravaram imagens das raras flores de aragonita.

Sobre o programa

Expedições é uma série de documentários para TV que viaja pelos mais diversos cantos do país, registrando a natureza, as populações e suas manifestações culturais. Criado pela RWCine, em 1995, e apresentado pela jornalista Paula Saldanha até 2013, o programa teve uma reformulação radical em 2014, tornando-se um doc-reality.

A partir de 2015, Aline Dale, Fábio Serfaty e Rodrigo Serrado passaram a ser os aventureiros à frente da série, com a direção de Lucas Saldanha, viajando pelo Brasil em busca de locais e imagens especiais. A cada expedição, revelam um Brasil ainda mais incrível.

Serviço:
Expedições: Grutas de Iraquara
Terça-feira, 13 de abril, às 15h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/04/2021 - 16:30 e atualizado em 12/04/2021 - 16:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí